EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1257
Tipo: Artigo
Título: POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO
Autor(es): PACCO, Alessandra de Oliveira
DAVANTEL, Eloah Maria Machado
VAZ, Ana Paula de Melo e Silva
MACHADO, Heloisa Helena da Silva
CONCEIÇÃO, Wagner
OLIVEIRA, Julio César Dainezi de
Abstract: O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, se destacando não só pela comercialização de açúcar e etanol, mas também pela produção de energia elétrica por meio da cogeração a partir da queima de biomassa, sendo essa responsável por 8% da matriz energética brasileira. O objetivo deste trabalho foi estimar a quantidade de energia elétrica produzida por meio da cogeração de energia, utilizando a biomassa da cana-de-açúcar. Com base na metodologia de conversão do Centro Nacional de Referência da Biomassa - CENBIO (2008) foi possível estimar três diferentes cenários com base na safra 2015/16. No ano de 2015 o potencial de geração elétrica no setor sucroalcooleiro estimado foi de 79.870,34 GWh, de acordo com o cenário de maior eficiência. O presente trabalho confirma a hipótese de que o potencial de energia elétrica produzida por meio da cogeração é relevante para o Cenário Nacional, uma vez que a energia potencial brasileira vinda do setor sucroalcooleiro, considerando o cenário de maior eficiência (cenário 3), foi de 79.870,344 GWh/ano, representando 89% do total de energia elétrica produzida por Itaipu. Destaca-se que o aumento do potencial elétrico por cogeração é favorecido por configurar uma complementação da energia consumida no país, proporcionando maior estabilidade no fornecimento, uma vez que o Brasil possui uma matriz energética baseada na rota hidráulica. Outro fator a destacar é que autossuficiência do Brasil na geração de energia elétrica nos períodos de estiagem eliminaria a necessidade da importação de energia elétrica dos países vizinhos como Venezuela, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Palavras-chave: Biomassa
Energia Elétrica
Cogeração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1257
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80365.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.