Campus Maringá - Sede Trabalhos de Conclusão de Curso - Maringá Direito - Maringá
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12540
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A presunção da paternidade na reprodução assistida
Autor(es): SOUZA, Bianca Silva de
Primeiro Orientador: FLORES, Simone Fogliato
Resumo: O propósito do presente trabalho é dissertar acerca da reprodução assistida homóloga e heteróloga e a presunção da paternidade na reprodução assistida, na constante evolução das leis e de políticas para refletir essas mudanças, é essencial para garantir a justiça em questões de paternidade e proteger os direitos de todas as partes envolvidas. Dessa maneira, a presunção da paternidade é um tema que está em constante evolução, que exige uma análise cuidadosa das implicações legais, éticas e sociais. Visto que, à medida que a sociedade avança, é necessário se ter a ideia de que a presunção da paternidade é conceito jurídico complexo e essencial na definição legal da filiação. Além disso, esse termo, no contexto da reprodução assistida, representa as transformações nas estruturas familiares e ajusta as demandas sociais e tecnológicas, como as técnicas de reprodução heteróloga e homóloga. O equilíbrio entre a paternidade legal e biológica, junto a consideração das diversas configurações familiares da sociedade moderna, continua a ser um desafio. Portanto, conforme o artigo 226, da Constituição Federal de 1988, a família constitui a base da sociedade e merece especial proteção do Estado, estando o tema da reprodução assistida ligado aos direitos dos nascituros. Por fim, através do método dedutivo, a pesquisa explora as legislações vigentes, jurisprudências e doutrinas relevantes sobre o tema.
Palavras-chave: Direito de Família
Filiação
Presunção da Paternidade
Reprodução Humana Assistida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SOUZA, Bianca Silva de. A presunção da paternidade na reprodução assistida. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12540
Data do documento: 28-Jan-2024
Aparece nas coleções:Direito - Maringá

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA SILVA DE SOUZA.pdfTCC do Curso de Graduação em Direito da Universidade Cesumar – UNICESUMAR320.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.