EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1254
Tipo: Artigo
Título: PLANOS DIRETORES DE DRENAGEM URBANA: CONCEPÇÃO E CENÁRIO ATUAL
Autor(es): BOLONHEZ, Bruna Forestieri
MOTTA, Bárbara Lorrayne da Silva
SOARES, Paulo Fernando
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo analisar o cenário dos Planos Diretores de Drenagem Urbana - PDDrU no país, avaliando também o seu processo de elaboração e o encaminhamento para sua adoção como instrumento de gestão. Pesquisas nacionais, legislações federais e PDDrU implantados foram analisados, afim de coletar dados sobre o cenário existente. Verificou-se que, atualmente, não existe uma obrigatoriedade de um plano municipal exclusivo para a drenagem, ficando a cargo de cada município criar um plano individual ou integrá-lo ao de saneamento básico. Dados do IBGE (2013), indicaram o não atendimento por parte dos municípios na inclusão da drenagem em seus planos de saneamento, com indicam as determinações da Lei Nº 11.445/2007. A análise de PDDrU já implantados, como os de Porto Alegre, São Paulo e do Distrito Federal, são exemplos positivos de administrações que superaram o desafio de criar e desenvolver um plano.
Palavras-chave: Drenagem Urbana
Métodos de controle
Plano Diretor
PDDrU
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1254
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80298.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)266.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.