Campus Maringá - Sede Trabalhos de Conclusão de Curso - Maringá Direito - Maringá
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12506
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Usucapião extrajudicial com impacto nas relações de posse e propriedade
Autor(es): NILZEN, Juliana Vieira
Primeiro Orientador: TANAKA, Lucas Yuzo Abe
Resumo: O presente artigo apresenta considerações acerca do atual cenário brasileiro quanto ao grande número de imóveis irregulares, não registrados, de modo a evidenciar soluções a respeito do procedimento de usucapião extrajudicial de forma mais prática, econômica e exemplificada para a devida regularização, visando também uma forma de “desafogar” o sistema judiciário, tendo em vista as complexidades e/ou a acessibilidade que ele trouxe aos cartórios extrajudiciais. O objetivo é mostrar na teoria as amplificações relacionadas à redação do Provimento nº 65/2017, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o artigo 216-A da Lei nº 6.015/1973, analisando que as regras não dispõem sobre uma nova modalidade de usucapião, uma vez que só foi adotado um novo procedimento, que é opcional e não exclui um processo pela via judicial.
Palavras-chave: Acessibilidade
Imóveis Irregulares
Procedimento Opcional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: NILZEN, Juliana Vieira. Usucapião extrajudicial com impacto nas relações de posse e propriedade. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12506
Data do documento: 28-Jan-2024
Aparece nas coleções:Direito - Maringá

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA VIEIRA NILZEN.pdfTCC do Curso de Graduação em Direito da Universidade Cesumar – UNICESUMAR503.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.