Campus Maringá - Sede Trabalhos de Conclusão de Curso - Maringá Arquitetura e Urbanismo - Maringá
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12489
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A conexão arquitetura escolar e a sensibilidade humana
Autor(es): RODRIGUES, Jade Amábile
Primeiro Orientador: JUNG, Norma Eliane
Resumo: A presente revisão bibliográfica aborda a importância da arquitetura escolar na formação dos alunos, enfatizando a valorização da individualidade e o desenvolvimento pessoal. Destaca a conexão entre arquitetura e ensino, ressaltando a influência da arquitetura na sensibilidade e criatividade dos alunos. A pesquisa explora a interferência negativa do espaço arquitetônico tradicional no ensino fundamental e médio e propõe diretrizes para projetos arquitetônicos que promovam a aprendizagem emocional, intelectual e humana, com interações humanas e conexões com o ambiente externo. O objetivo é gerar espaços que melhorem a absorção de aprendizado e inspirem os alunos a desenvolver suas próprias ideias, transformando a educação em uma construção individualizada. Com isso, no final das conjecturas analisadas, é possível compreender a necessidade de mudança na produção de espaços escolares para alunos do ensino médio e fundamental. Pois, confirma que o ensino tradicional e seus espaços inadequados para tal fim, não valorizam a individualidade dos alunos, resultando em uma falta de autoconhecimento e pertencimento. De tal forma que avaliza a necessidade de mudança, onde o espaço arquitetônico pode e deve ser projetado de maneira diferente da atual, pode evoluir, criando um ambiente que facilite o aprendizado e melhore a qualidade de vida dos alunos. Essa análise mostra o poder do espaço construído em relação à sensibilidade humana e a construção do indivíduo como um ser possuidor do pensamento crítico. A escola se torna não apenas a casa do saber, mas o local de evolução humana, um espaço de reverberação de ideias, uma espécie de ágora, sendo o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga, onde nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, filósofos e pensadores discutiam assuntos ligados à vida. A arquitetura escolar, consegue, se for construído, atender às necessidades e características diversas dos alunos, proporcionar interações humanas e conexões com o ambiente externo. O objetivo é emocionar e envolver os alunos, permitindo que absorvam o conhecimento por meio da ação. O estudo propõe diretrizes projetuais que podem ser adaptadas conforme o local, cultura e usuários, visando criar escolas que promovam o aprendizado real, bem-estar emocional, físico e intelectual, criatividade e celebração da vida, com o objetivo final de proporcionar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento de cada aluno.
Palavras-chave: Arquitetura voltada ao aprendizado
Desenvolvimento humano
Espaços construídos que valorizam a interação, sensações e a individualidade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: RODRIGUES, Jade Amábile. A conexão arquitetura escolar e a sensibilidade humana. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12489
Data do documento: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Maringá

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JADE AMÁBILE RODRIGUES.pdfTCC do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cesumar – UNICESUMAR27.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.