EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1248
Tipo: Artigo
Título: OBTENÇÃO DE UMA CINZA DE CASCA DE ARROZ PARA ADSORÇÃO DE MINERAIS ALCALINOS
Autor(es): PROENÇA, Beatriz de Souza Gonçalves
TANAMATY, Ailey Aparecida Coelho
RODRIGUEZ, Miguel Angel Aparício
CONSOLIN, Nelson
CARDOZO-FILHO, Lúcio
BENETI, Stéphani Caroline
Abstract: O ramo industrial cresce desenfreadamente, assim como a problemática referente a destinação dos resíduos agroindustriais, é fundamental obter meios para emprega-los. Aliando este inconveniente a outro problema ambiental, que é o tratamento das águas de captação e o tratamento de efluentes, especialmente no que se refere aos metais presentes, surge a técnica de adsorção. Trata-se de um método em que as moléculas presentes na fase líquida quando em contado direto com a fase sólida, ficam retidas em sua superfície. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi à obtenção de uma cinza de casca de arroz para adsorção, removendo minerais alcalinos no tratamento de água. Esta foi elaborada utilizando casca de arroz, que passou por tratamento ácido (sulfúrico, nítrico e clorídrico), em diferentes concentrações e posterior calcinação. As soluções foram preparadas para simulação do efluente líquido, após eluídas na coluna contendo a cinza de casca de arroz (CCA) tratada e calcinada, as mesmas foram coletas e quantificadas por meio do espectrofotômetro de absorção atômica para avaliar o teor de minerais residuais e em cada uma das cinzas obtidas. A melhor condição para retirada do manganês foi o tratamento com ácido nítrico, em todas as razões volumétricas especialmente na 1:1. Para o zinco foi com tratamento utilizando ácido sulfúrico especialmente na razão de 1:1 e para o ferro foi com tratamento usando ácido sulfúrico novamente na razão volumétrica de 1:1, os resultados foram em sua maioria satisfatórios e convenientes, confirmando a viabilização do desenvolvimento da CCA para adsorção dos metais.
Palavras-chave: Casca de arroz
Espectrofotômetro de absorção atômica
Metais
Adsorção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1248
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79599.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)289.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.