EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1247
Tipo: Artigo
Título: MÉTODOS OFICIAIS EMPREGADOS PARA AUTENTICIDADE, CONTROLE DA QUALIDADE E DETECÇÃO DE FRAUDES EM LEITE CRU REFRIGERADO
Autor(es): DIAS, Victor Hugo Cortez
BATISTA, Andreia Farias Pereira
MALACRIDA, Amanda Milene
CORRÊA, Jakeline Luiz
VEIGA, Flávia Franco
BARROS, Isabella Letícia Esteves
Abstract: O leite apresenta suma importância na dieta humana, tendo em vista que, sua composição de macro e micronutrientes, auxiliam no crescimento, desenvolvimento e na manutenção de uma vida saudável. No entanto, devido ao elevado número de fraudes envolvendo este produto, é crescente e constante a preocupação dos consumidores, técnicos e autoridades intrínsecas a área, quanto a qualidade e autenticidade do mesmo. Diante do exposto, objetivou-se com esta revisão de literatura descrever o uso das metodologias de análises físico-químicas oficiais empregadas no âmbito industrial para o controle da qualidade do leite cru refrigerado. A literatura elegida para este estudo foi coletada por meio de buscas no Google Acadêmico, na base de SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e em livros da área. Para isso, os seguintes descritores foram empregados: "fraude no leite", "fraude por água no leite" e "aguagem no leite". De acordo com o acervo selecionado para este estudo foi possível evidenciar o uso das seguintes análises físico-químicas: acidez pelo método de Dornic, mensuração da densidade, crioscopia, porcentagem de gordura pelo Butirômetro de Gerber, sólidos totais (ST) e Extrato Seco Desengordurado (ESD). A adoção de tais metodologias pela indústria de beneficiamento, dão suporte para a autenticidade da matéria-prima admitida, no entanto, métodos mais elaborados e conclusivos são necessários para detecção de fraudes por adição de conservantes, neutralizantes, reconstituintes e demais substâncias adicionadas ao leite cru de forma fraudulenta.
Palavras-chave: Adulteração no Leite
Análises Físico-químicas
Produto de Origem Animal
Segurança Alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1247
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79662.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)174.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.