Campus Maringá - Sede Trabalhos de Conclusão de Curso - Maringá Agronomia - Maringá
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12465
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de diferentes adubações orgânicas e inorgânica como fonte de nitrogênio na produção de alface
Autor(es): DENIZ, Leticia Cristina
Primeiro Orientador: MANNIGEL, Anny Rosi
Resumo: A discussão sobre os impactos causados por insumos químicos no meio-ambiente e nos alimentos tem se tornado constante no setor agrícola, assim como também a produção orgânica e meios alternativos de produção. O Paraná vem ocupando o lugar de maior produtor de alimentos orgânicos do país, e mesmo ocupando tal posição ainda há um grande uso de insumos químicos no preparo do solo. Dessa forma, o objetivo desse projeto é apresentar alternativas de adubação orgânica e inorgânica como fonte de nitrogênio na cultura da alface crespa. Foram testados cinco tratamentos e quatro repetições, sendo o (T1) 33,3 t ha –1 de Torta de filtro; (T2) 13,3 t ha –1 de Cama de Frango; (T3) 6,7 t ha –1de Esterco Bovino; (T4) 222kg ha -1 de uréia; (T5) Testemunha, sem adubação. Os resultados foram avaliados através do número total de folhas comerciais por planta, diâmetro do caule e da parte aérea, altura de planta, comprimento de raiz, o teor de matéria orgânica do solo e o pH do solo. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância onde verificou-se que houve diferença significativa no número de folhas comerciais, no diâmetro de caule e diâmetro aéreo e no pH do solo. A adubação orgânica proporcionou melhores resultados em comparação à adubação inorgânica.
Palavras-chave: Adubação nitrogenada
Lactuca sativa
Produção Orgânica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: DENIZ, Leticia Cristina. Análise de diferentes adubações orgânicas e inorgânica como fonte de nitrogênio na produção de alface. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12465
Data do documento: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Agronomia - Maringá

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA CRISTINA DENIZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso306.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.