EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1240
Tipo: Artigo
Título: MODELAGEM DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA CASOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE
Autor(es): CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
SILVA, Mailson Jose da
RODRIGUES, Gilberto Junior
SAMED, Márcia Marcondes Altimari
MIOTTO, José Luiz
ANGELIS NETO, Generoso De
Abstract: O uso de Sistemas de Informação (SI) nas atividades de Logística Humanitária (LH) é fundamental para comunicar, gerar conhecimento e permitir a colaboração dos diversos envolvidos nas ações. Além disso, pode-se planejar ações estratégicas. Uma das demandas atendidas pela LH é o combate e controle de epidemias. Países de clima quente e úmido, como é o caso dos países tropicais, vêm sofrendo com epidemias de dengue que se agrava à medida que novos vírus são transmitidos pelo mesmo vetor da doença. Diversas ações de controle podem ser realizadas e envolvem a comunicação dos casos de dengue, vistoria nos domicílios e locais abandonados, aplicação de produtos químicos para o combate, etc. Assim, observa-se um fluxo de informações e materiais, bem como a alocação de recursos, nas atividades de combate à dengue. Diante dessa situação, se faz necessário o uso e desenvolvimento de Sistemas de Informação, no qual coordenam o uso dos recursos e o fluxo de informações, permitindo ações preventivas e corretivas mais eficazes. O presente trabalho tem o objetivo de identificar as necessidades de informações nas atividades de controle da ocorrência da dengue e modelar um sistema que gerencie essas informações. Como metodologia foi realizado uma revisão bibliográfica em artigos que tratam da epidemiologia e medidas de controle. Em seguida, foram identificados os dados de entrada, necessidades de processamento e informações de saída.
Palavras-chave: Surtos de Dengue
Epidemiologia
Modelagem de Sistemas de Informação
UML
Logística Humanitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1240
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79626.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)385.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.