EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1239
Tipo: Artigo
Título: MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A EROSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA NO RIO URUTAGO, FRANCISCO BELTRÃO - PR
Autor(es): BILUCA, Juliana
AGUIAR, Claudinei Rodrigues de
Abstract: O crescimento desordenado e acelerado das manchas urbanas tem trazido grandes impactos ao meio ambiente, bem como consequentes riscos e danos à população. Dentre esses impactos destaca-se o assoreamento dos corpos hídricos causado pelos processos erosivos, intensificados em locais de solo exposto, de elevada declividade e em função do tipo de solo. Nesse contexto as geotecnologias têm se firmado como importante ferramenta para estudo, análise, identificação desses impactos, além de fornecerem subsídios para tomadas de decisão, permitindo analisar múltiplos critérios e subsidiando o planejamento e a gestão territorial. Dessa forma, esse trabalho apresenta um estudo da susceptibilidade erosiva do solo na bacia do rio Urutago em Francisco Beltrão, sudoeste do estado do Paraná, a partir de imagens orbitais e mapas existentes. Como resultado observou-se que 78% dessa bacia apresenta grau de susceptibilidade de moderada há muito alta.
Palavras-chave: Geotecnologias
Impacto ambiental
Sensoriamento remoto
SIG
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1239
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80290.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)298.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.