Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12366
Tipo: Dissertação
Título: Resíduo de droga veterinária macrolídia: identificação e decaimento no plasma e no leite
Autor(es): BARTOLOMEU, Larissa da Costa Rodrigues
Primeiro Orientador: CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ANDREAZZI, Márcia Aparecida
Resumo: O leite é o alimento mais consumido no mundo e apresenta um importante papel na nutrição e no desenvolvimento humano, em função das altas concentrações de macro e micronutrientes, contudo é necessário garantir a segurança alimentar e nutricional dos consumidores de leite. Rebanhos leiteiros são frequentemente acometidos por Doença Respiratória Bovina – DRB, e o uso de antibiótico para o tratamento dessa enfermidade é necessário. Assim, muitos produtores administram tulatromicina em seus animais, já que é um antibiótico eficaz para o tratamento de DRB. Porém, observa-se que alguns produtores não respeitam a prescrição e as normas de uso e, principalmente, o período de carência desse fármaco. Soma-se a esses fatores a inexistência de testes de rotina nas empresas de laticínios, que detectem a tulatromicina ou seus metabólitos no leite. Desse modo, o objetivo desse estudo foi identificar e quantificar o antibiótico tulatromicina e seus metabólitos, no plasma e no leite de vacas leiteiras, acometidas por DRB e tratadas com essa droga. O experimento foi realizado na Fazenda Escola da UNICESUMAR, sendo utilizadas 7 vacas, da raça Holandês que apresentaram DRB. Os animais foram tratados com injeção subcutânea de tulatromicina, na dose de 2,5 mg de tulatromicina/ kg de peso corporal. O dia da aplicação foi considerado dia zero (D0) e, a cada 5 dias após o D0, até o 30º dia e, a cada 7 dias, do 30º ao 58º, foram coletadas amostras de sangue e de leite para identificação de tulatromicina ou de seus metabólitos. Para as análises, foi definido um protocolo empregando cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS), que se apresentou eficaz e seguro. As análises revelaram uma curva de decaimento da droga e de seus metabólitos de 25,22 ± 2,85 para 3,38 ± 1,46 ng/mL no plasma, e de 0,88 ± 0,08 ng/mL para 0,09 ± 0,06 ng/mL no leite, entre 5 e 51 dias após a aplicação da tulatromicina, sendo que proporção média de resíduo no leite foi, em torno de, 4% da concentração do plasma. Os resultados permitem inferir que o período mais seguro para consumo do leite de vacas tratadas com tulatromicina seja a partir de 51 dias após a administração da droga. Enfatiza-se que, conforme orientação dos fabricantes e das agências reguladoras, que o uso desta droga seja cauteloso e que sejam respeitadas as normas de aplicação e de carência. Recomenda-se às empresas de laticínios que, dentre as análises de resíduos, que compõem o teste de qualidade de leite, seja incluída a realização de análises capazes de detectar a tulatromicina ou seus metabólitos no leite, como a LC-MS/MS, a fim de garantir a segurança nutricional do produto.
Palavras-chave: antimicrobiano
macrolídeos
pecuária leiteira
tulatromicina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: BARTOLOMEU, Larissa da Costa Rodrigues. Resíduo de droga veterinária macrolídia: identificação e decaimento no plasma e no leite. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12366
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA DA COSTA RODRIGUES BARTOLOMEU.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.