Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12362
Tipo: Dissertação
Título: Sustentabilidade hospitalar: um enfoque no desperdício de alimentos
Autor(es): GODOY, Carolina de Fatima Mantovani
Primeiro Orientador: FERRARI, Ariana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: EMANUELLI, Isabele Picada
Resumo: A sustentabilidade aborda a capacidade de um sistema, social, econômico ou ambiental, de manter-se em equilíbrio ao longo do tempo, satisfazendo as necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras. A alimentação envolve uma cadeia de produção, passando por várias etapas até seu destino final. Os resíduos sólidos gerados representam uma preocupação significativa do ponto de vista ambiental, o descarte inadequado desses resíduos pode resultar em impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) são unidades que exercem atividades pertinentes à alimentação. São organizações destinadas a prepararem e distribuírem as refeições, prezando pela qualidade e atendendo as necessidades de seus usuários. Objetivou-se através desse trabalho analisar o desperdício de alimentos em um hospital da Região Noroeste do Paraná. Realizou-se a análise do resto-ingesta do refeitório, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clínica médica (pacientes e acompanhantes) e pediatria (acompanhantes). Foi quantificado a sobra limpa e suja do refeitório, elaborado um questionário para avaliar a aceitabilidade da dieta oferecida aos seus usuários e foi realizada uma estimativa da quantidade de pessoas que poderiam se alimentar com as sobras sujas e resto-ingesta. Os resultados mostraram que o desperdício gerado ultrapassam os valores recomendados na literatura, porém grande parte dos entrevistados estão satisfeitos com a dieta oferecida. Com relação a quantidade de pessoas que poderiam se alimentar, com a sobra suja do refeitório, 35 refeições/dia a mais poderiam ser servidas. Com o resto-ingesta de todos os setores avaliados, 74 refeições/dia a mais poderiam ser servidas a outras pessoas. Portanto é fundamental que as UANs adotem medidas para reduzir o desperdício alimentar, promovendo o uso eficiente de ingredientes, o controle rigoroso das porções servidas, o reaproveitamento de sobras e a conscientização dos funcionários e usuários sobre a importância de minimizar o desperdício. Essas ações não apenas contribuem para a sustentabilidade ambiental, mas também para a eficiência operacional e o bem-estar dos indivíduos atendidos pela instituição de saúde.
Palavras-chave: Resto ingestão
Unidades de Alimentação e Nutrição
Alimentação hospitalar
Desperdício de alimentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: GODOY, Carolina de Fatima Mantovani. Sustentabilidade hospitalar: um enfoque no desperdício de alimentos. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12362
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA DE FATIMA MANTOVANI GODOY.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.