Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12353
Tipo: Dissertação
Título: Perdas e desperdícios na produção primária de olerícolas convencionais no Centro Oeste do Paraná
Autor(es): RODRIGUES, Lays de Moraes
Primeiro Orientador: PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GASPAROTTO, Francielli
Resumo: A produção de alimentos é uma preocupação mundial, devido a demanda por mais produto para suprir o crescimento populacional, além do desafio em evitar as perdas e desperdícios de alimentos visando um sistema de produção sustentável. Estima se que 1/3 de toda produção é perdida ou desperdiçada ao longo da cadeia produtiva, destacando-se a necessidade de estudos para identificar as causas desse problema, sobretudo na fase inicial do processo produtivo. O objetivo do trabalho foi investigar as percepções e ações dos produtores convencionais de olerícolas sobre as causas das perdas e desperdícios de alimentos que ocorrem no campo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada com 12 produtores na região centro oeste do Paraná. A entrevista iniciou com um primeiro bloco de perguntas direcionadas ao produtor como tamanho da área, espécies cultivadas e volume de produção. No segundo bloco as questões se direcionaram a compreensão do produtor sobre os produtos que não são comercializados e por fim o terceiro bloco de perguntas foram relativas a destinação dos alimentos que não foram vendidos e os possíveis impactos gerados. As respostas foram transcritas e os resultados foram submetidos a análise temática para exibição e desenho dos dados. A maioria dos produtores são de pequenas propriedades rurais de agricultores familiares, que cultivam olerícolas, verduras e legumes em geral, direcionadas principalmente aos supermercados da região. Os produtores apresentam a percepção de que “perdas” são os alimentos que ficam no campo. Ou seja, na visão deles não há perdas e desperdícios de alimentos quando estes são destinados à alimentação animal ou incorporados ao solo, sendo as principais destinações dos alimentos não vendidos. Os dados apontam que os produtores não observam as perdas e desperdícios de alimentos como um desafio na produção, entretanto, os desafios mencionados são diretamente relacionados com as verduras e legumes que não chegam ao consumidor. Na produção primária um dos principais problemas evidenciados são os fatores climáticos e a falta de mão de obra. Conclui-se que os produtores não identificam as perdas e desperdícios de alimentos como um desafio na produção primária e se dedicam principalmente aos problemas que surgem no cotidiano, como clima, mão de obra e a demanda entre oferta e procura das olerícolas, assim comprometendo a administração da propriedade rural.
Palavras-chave: Alimento
Sustentabilidade
Cadeia produtiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: RODRIGUES, Lays de Moraes. Perdas e desperdícios na produção primária de olerícolas convencionais no Centro Oeste do Paraná. 2022. 36 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12353
Data do documento: 21-Nov-2022
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYS DE MORAES RODRIGUES.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR927.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.