Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12352
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da cultura de cana-de-açúcar sobre as comunidades microbianas de um riacho de cabeceira
Autor(es): BELLO, José Roberto
Primeiro Orientador: VELHO, Luiz Felipe Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: EMANUELI, Isabele Picada
Resumo: A agricultura no Brasil desempenha um papel de extrema importância no movimento da economia. Muitos dados são apresentados safra pós safra sobre o sucesso econômico no país e a visão no mercado exterior. Porém os olhares são pouco voltados para os impactos provocados pela produção agrícola, principalmente no que diz respeito as contaminações aquáticas. A contaminação ainda é agravada pelo crescimento populacional, o desenvolvimento dos centros urbanos, o descarte indevido de produtos e resíduos domésticos e industriais juntamente com o uso abusivo de pesticidas nas monoculturas do país. Desta forma, este estudo buscou entender e avaliar os impactos do cultivo de cana-de-açúcar sobre as características físico-químicas e biológicas de uma microbacia hidrográfica, relacionando os efeitos de pesticidas e metais sobre comunidades planctônicas, em uma nascente afluente do Rio Pirapó, localizada no município de Atalaia Paraná. As análises dos parâmetros abióticos evidenciaram a presença de dez substâncias toxicas, das quais, apenas cinco são listadas na resolução CONAMA 357/2005. Foram realizados estudos da presença dos metais Alumínio (Al), Cobre (Cu), Zinco (Zn), Cádmio (Cd), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Chumbo (Pb), Cobalto (Co), Mercúrio (Hg), Ferro (Fe) e Manganês (Mn), podendo evidenciar alterações. Em relação às comunidades aquáticas, não foram observadas respostas expressivas às fases do cultivo da cana-de-açúcar, com exceção dos protistas ciliados, que apresentaram densidades bastante reduzidas na fase de desenvolvimento da cultura. Os resultados obtidos na presente pesquisa evidenciam que a presença de pesticidas como o toxafeno, furano, cloropirifos e benzoato de benzila além de metais pesados como chumbo, cádmio, níquel, cobre e mercúrio no córrego estudado estão associados ao cultivo da cana-de-açúcar. Para as comunidades, a ausência de relação com as fases do cultivo e a ocorrência de pesticidas não significa necessariamente a inexistência de impacto, considerando que a ausência de relações entre estas comunidades e a heterogeneidade ambiental, em riachos de pequena ordem, tem sido o padrão mais encontrado na literatura, sendo a estruturação de tais comunidades, nesses ambientes, determinada principalmente por processos estocásticos. Apesar disso, a presença destes contaminantes, em elevadas concentrações em uma microbacia, afluente de um manancial usado para abastecimento público, gera preocupações com a saúde da população.
Palavras-chave: Pesticidas
metais pesados
contaminação aquática
Rio Pirapó
impacto ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: BELLO, José Roberto. Efeito da cultura de cana-de-açúcar sobre as comunidades microbianas de um riacho de cabeceira. 2022. 56 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12352
Data do documento: 14-Fev-2022
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ ROBERTO BELLO.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR840.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.