Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12350
Tipo: Dissertação
Título: Estudo das condições climatológicas sobre a composição, qualidade e produção de leite de vacas da raça holandês em confinamento free stall
Autor(es): SIVIERO, Eloísa dos Santos
Primeiro Orientador: EMANUELLI, Isabele Picada
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GONÇALVES, José Eduardo
Resumo: O leite bovino sofre influência pelas condições climatológicas. Temperaturas e umidade relativa do ar altas podem ultrapassar a zona de conforto térmico dos animais, gerando estresse térmico, sendo este correlacionado com a produção, composição e qualidade do leite. Embora encontram-se estudos sobre o tema que possam favorecer a cadeia produtiva de leite, há uma lacuna do conhecimento sobre a caracterização do leite produzido fora do estado deconforto térmico animal, tendo pontos a serem investigados relacionados a sustentabilidade e a segurança alimentar. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos das estações do ano e os índices de temperatura e umidade sobre a composição, qualidade e produção de leite de vacas holandês. Foram utilizados dados deprodução de leite de 45 fêmeas bovinas da raça holandês, em confinamento free stall, com regime alimentar composto por silagem e suplementado com concentrado. Os dados climatológicos foram obtidos durante os anos de 2017 a 2021. Os valores de temperatura e umidade relativa constituiram o cálculo dos valores do Índice de Temperatura e Umidade diário (THI), permitindo determinar o efeito do estresse termico nas variáveis de interesse do estudo. A avaliação das variáveisfoi realizada por Análise de Variância e teste Tukey.A produçãode leite no verão (11,55 ± 3,56) para valores de THI ≥72, diminuiu quando comparado a produção de leite no inverno (11,96 ± 3,74), para valores de THI <72 (p<0,05). Já a quantidadede ureia foi maior para valores de THI ≥72 (14,36 ± 5,28) do que para valores de THI <72 (12,91 ± 5,32). Em relação as células somáticas presentes no leite, verificou-se que as temperaturas extremas nas estações do ano aumentaram sua quantidade, reduzindo a produção de leite em casos de mastite leve, moderadas e intensas (2,75%; 3,95%; e 6,84%, respectivamente. Da mesma forma para os percentuais de lactose (4,47%; 6,38%e 11,27%). Em contrapartida, o aumento da CCS acarretou no crescimento dos percentuais de proteína (1,74%; 1,74% e 7,53%, respectivamente) e de gordura do leite (4,47%; 6,38% e 11,27%, respectivamente. Os resultados encontrados sugerem que as estações do ano influenciam na produção, composição e contagem de células somáticas do leite. E ainda, que a quantidade de células somáticas presentes no leite afeta sua produção e composição.
Palavras-chave: Cadeia produtiva leiteira
Composição do leite
Variáveis climáticas
Células somáticas
Segurança alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: SIVIERO, Eloísa dos Santos. Estudo das condições climatológicas sobre a composição, qualidade e produção de leite de vacas da raça holandês em confinamento free stall. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12350
Data do documento: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELOÍSA DOS SANTOS SIVIERO.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.