Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12346
Tipo: Dissertação
Título: Monitoramento da qualidade de água do Ribeirão Floriano, Maringá-PR, Brasil
Autor(es): PAVAN, Deyse Constantino
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VELHO, Luiz Felipe Machado
Resumo: A qualidade da água é o fator básico para seus múltiplos usos, e o estudo da bacia hidrológica como unidade de avaliação pode inferir as características do manancial e do meio envolvente. Desse modo, o presente trabalho objetivou em avaliar a qualidade da água do ribeirão Floriano, localizado no município de Maringá-PR, por meio de indicadores que apresentam a qualidade da água. Para tanto, amostras de água foram coletadas e submetidas a análises físicas, químicas e microbiológicas para determinação de indicadores de qualidade. A coleta aconteceu no verão, no inverno e na primavera de 2021. Os pontos de coleta se caracterizam por possuir predominância de agricultura com poucas residências. No ponto 1 se localiza a nascente do ribeirão, entre os pontos 2 e 3 apresentam indústrias de lavagem têxtil, onde fazem, hipoteticamente, o descarte de seus efluentes neste local de estudo. O último ponto, o ponto 4, é caracterizado como a foz do ribeirão, pois está localizado próximo à junção com o ribeirão Pinguim. Após as coletas em cada ponto, foram realizadas as análises dos parâmetros físicos, químicos e biológicos para a determinação do Índice de Qualidade da Água (IQA), Índice do Estado Trófico (IET). Os dados das avaliações físicas foram realizados in loco por meio da sonda multiparâmetros. As análises de DBO5, DQO e Contagem de Escherichia coli no laboratório particular da LABSAM – Laboratório de Serviços Ambientais Lab. Tec. Ltda. Por fim, no LIABQ – Laboratório Interdisciplinar de Análises Biológicas e Químicas da Unicesumar, foram realizadas as análises de pesticidas, metais, nitrogênio, fósforo, surfactantes, clorofila e fenóis. Os resultados e discussões dos valores obtidos de cada amostragem, foram interpretados diretamente com a literatura científica e as condições apresentadas no objeto de estudo. Estes resultados apontaram a classificação de índices que dimensionam a qualidade da água do ribeirão Floriano. Dessa forma, os resultados do IQA demonstraram a existência de preservação da nascente e do curso d’água do local de experimento, mas os resultados a partir dos demais parâmetros indicaram a introdução de poluição por ações antrópicas, as quais afetam diretamente a qualidade da água do ribeirão.
Palavras-chave: Avaliação do Índice Aquático
Análise do Meio Aquoso
Poluição da Água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: PAVAN, Deyse Constantino. Monitoramento da qualidade de água do Ribeirão Floriano, Maringá-PR, Brasil. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12346
Data do documento: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEYSE CONSTANTINO PAVAN.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR865.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.