Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12343
Tipo: Dissertação
Título: Substituição parcial de agregados naturais e cimento por agregados recicláveis na produção de revestimentos cimentícios
Autor(es): LIMA, Bruna Pietroski de
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Natália Ueda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MILANI, Rute Grossi
Resumo: A construção civil é responsável por representativa parcela da economia do país, movimentando uma forte cadeia produtiva, alavancando o crescimento econômico, gerando grande parcela de empregos e renda. Porém, também é causadora de um alto consumo de matéria prima extraída no mundo, como elevada emissão de gases de efeito estufa e parte significativa da geração de resíduos sólidos. Em 2020, foram coletados no Brasil, cerca de 47 milhões de toneladas de resíduos da construção civil (RCC). Buscando minimizar os impactos gerados pelo setor, uma das opções para uma construção civil mais sustentável é a reciclagem dos resíduos, reintroduzindo-os como matéria prima, o que contribui para a redução da escassez de recursos naturais, convertendo resíduos em novos materiais. A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, reinserindo resíduos de revestimentos cimentícios produzidos por uma empresa do sul do Brasil, no próprio processo produtivo de novos revestimentos, utilizando-os como agregado reciclado na substituição parcial de agregados naturais e cimento. Para isso, foram estudadas as características dos agregados reciclados, bem como, as características físicas dos revestimentos cimentícios, os quais foram fabricados utilizando 16 teores diferentes de substituição, tanto de agregado natural, quanto de cimento, constatando melhores características físicas para a substituição de 30% de cimento e 25% de agregados naturais. Por fim, avaliou-se a redução do consumo de agregados naturais e cimento, com a substituição parcial destes, resultando em uma diminuição de 1,44% dos gastos em relação à matéria prima. Por meio da pesquisa, pode-se comprovar a viabilidade da substituição parcial de agregados naturais e cimento por agregados reciclados, pois se obteve uma melhora significativa na resistência à flexão dos revestimentos quando comparados aos sem substituição. Portanto, pode-se contribuir para um desenvolvimento mais sustentável da indústria da construção civil, reinserindo materiais que antes eram considerados resíduos, como agregados reciclados, assim dando origem a novos produto e minimizando os impactos ambientais por eles causados.
Palavras-chave: construção civil
RCC
sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: LIMA, Bruna Pietroski de. Substituição parcial de agregados naturais e cimento por agregados recicláveis na produção de revestimentos cimentícios. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12343
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA PIETROSKI DE LIMA.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.