Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12333
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de resíduos na produção de morangos em uma propriedade de agricultura familiar em transição para a produção orgânica
Autor(es): OLIVA, Leiluana Roque
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
Resumo: A agricultura é uma atividade crucial para a existência humana, e a produção sustentável aliada ao consumo consciente dos recursos naturais já são práticas utilizadas por empresas rurais, pois visam minimizar os impactos ambientais negativos e se adaptar a esse novo mercado exigente. Neste cenário, a ONU - Organização das Nações Unidas, estabeleceu os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) composto por uma agenda de metas que devem ser alcançadas até 2030 tendo a agricultura familiar uma participação fundamental no cumprimento destas metas, pois desempenha um papel central na construção de um mundo melhor no âmbito dos ODS 2 e 12, principalmente, sendo a grande responsável pela produção sustentável de alimentos no país. Assim, o cultivo do morangueiro em sistema orgânico de produção, pode ser considerada importante opção de renda aos agricultores familiares. Entretanto, a dificuldade enfrentada pelos produtores no controle de pragas e doenças, é a presença de resíduos de químicos dos pesticidas encontrados nos pseudofrutos do morango, caracterizando uns grandes desafios para a consolidação do morango como um alimento de qualidade com ausência ou os níveis aceitáveis de resíduos tóxicos. Neste cenário, a produção de alimentos mais saudáveis, isentos de resíduos tóxicos, vem crescendo no mercado, demandando o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis. Buscou-se analisar a sustentabilidade econômica e ambiental do cultivo de Fragaria x ananassa D. no sistema de produção em transição do cultivo tradicional para sistema de produção orgânico, em uma propriedade de agricultura familiar no noroeste do Paraná, a fim de garantir a qualidade do produto, destacando a importância do cultivo do morangueiro para a agricultura familiar regional. Com os dados analisados foi possível identificar a viabilidade da produção de morango com base agroecológica. Os resultados demonstram por meio dos indicadores econômicos utilizados, que a produção de morango vem se consolidando como uma atividade econômica relevante, sendo o principal aspecto deste segmento o social, por tratar-se de uma atividade dominada por agricultura familiar, contribuindo com uma maior renda por unidade de área. Verificou-se por meio do método QuEChERS, a diferença do perfil cromatográfico entre o sistema de produção convencional e o orgânico, em que o sistema orgânico apresentou 5 “pouco” ou nenhum resíduo de agroquímicos. Portanto, o sistema orgânico mostrou-se um sistema de produção sustentável por atender às exigências ambientais, econômicas e sociais.
Palavras-chave: Produção sustentável
cultivo de morangueiro
cultivo familiar
agricultura sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: OLIVA, Leiluana Roque. Avaliação de resíduos na produção de morangos em uma propriedade de agricultura familiar em transição para a produção orgânica. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12333
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILUANA ROQUE OLIVA.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR889.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.