Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12326
Tipo: Dissertação
Título: Gestão ambiental na cadeia produtiva do jeans: contribuições da psicologia ambiental
Autor(es): WACHHOLZ, Larissa Aparecida
Primeiro Orientador: LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MILANI, Rute Grossi
Resumo: A mitigação dos impactos ambientais gerados por diversos setores produtivos será alcançada por meio da inserção de padrões de consumo e produção mais sustentáveis, conforme exposto no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde destacam-se diversos setores, como a produção de jeans, que possui alto potencial poluidor. Neste sentido, as indústrias de vestuário têm um papel fundamental na conquista desse ODS, necessitando assim, da implantação de estratégias de gestão ambiental. Todavia, não basta a proposição de soluções técnicas, é essencial que a cultura organizacional seja modificada, a fim de garantir a participação direta de todos os colaboradores. Para efetivar esse engajamento, se faz necessário analisar as relações desses indivíduos no ambiente que estão inseridos e desenvolver projetos de conscientização que se adequem a essas realidades. Destaca-se assim, a psicologia ambiental como instrumento de avaliação das ações dos indivíduos sobre os ambientes. Diante desse cenário, este estudo buscou analisar o comportamento ecológico e as crenças ambientais dos colaboradores de uma indústria da cadeia produtiva do jeans e apresentar novas perspectivas para a efetivação das iniciativas de gestão ambiental. Como instrumentos de pesquisa utilizou-se de uma análise documental, uma entrevista semiestruturada e dois questionários estruturados fechados, sendo eles a Escala de Comportamento Ecológico e a Escala de Crenças Ambientais. Foram identificadas práticas de gestão ambiental propostas por esta empresa na escolha de matérias-primas e fornecedores, no consumo de água e energia, no gerenciamento de resíduos sólidos e nos projetos sociais. Com relação aos colaboradores participantes, verificou-se uma redução nos comportamentos ecológicos de ativismo e consumo, e maior frequência de comportamentos referentes à limpeza. Entende-se também, que a maior parte dos respondentes acredita que todos possuem responsabilidades perante a preservação ambiental, porém ainda têm dificuldades para realizar ações pró-ambientais. Sobre os comportamentos ecológicos no ambiente de trabalho, nota-se que poucos participantes atuam e compreendem efetivamente as iniciativas sustentáveis propostas pela empresa. Neste sentido, sugere-se que este estudo seja ampliado para avaliar os comportamentos e crenças de todos os trabalhadores da empresa, com o intuito de construir um projeto de educação ambiental por meio da aprendizagem coletiva, garantindo que todos os níveis hierárquicos se sintam pertencentes às estratégias de gestão ambiental e contribuam para o aprimoramento destas práticas.
Palavras-chave: Comportamento ecológico
Crenças ambientais
Moda
Psicologia ambiental
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: WACHHOLZ, Larissa Aparecida. Gestão ambiental na cadeia produtiva do jeans: contribuições da psicologia ambiental. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12326
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA APARECIDA WACHHOLZ.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR4.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.