Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12324
Tipo: Dissertação
Título: Aspiração folicular em éguas: uma biotécnica sustentável
Autor(es): FANHANI, Gabriela Genta
Primeiro Orientador: CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: EMANUELI, Isabele Picada
Resumo: O expressivo crescimento do mercado de cavalos e sua importância econômica em nosso país aumentam a demanda por animais geneticamente superiores. Para atender essa demanda o uso das biotécnicas da reprodução é de extrema importância. A aspiração folicular guiada por ultrassom é uma bioctécnica que vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das propriedades pois, pode ser realizada tanto quando as éguas estão acíclicas como quando estão cíclicas. Sendo este um diferencial das demais biotecnicas que dependem de um determinado período do ano onde os dias são mais longos para que as éguas estejam ciclando, devido ao seu fotoperíodo positivo. O objetivo deste estudo foi realizar aspirações foliculares transvaginais em éguas, nas fases acíclicas e cíclicas, com e sem o emprego de dispositivos intravaginais de progesterona. Foram utilizadas seis éguas mestiças, com idade média de cinco anos e peso vivo aproximado de 400 kg. A cada 14 dias, foram realizadas aspirações, em animais com e sem dispositivo, totalizando sete aspirações na fase acíclica e sete aspirações na cíclica, obtendo-se um total de 21 aspirações em cada fase. A primeira colocação do dispositivo aconteceu de forma aleatória e depois os animais foram revezados a cada 14 dias. Foram coletados os dados de número e diâmetro folicular, número de ovócitos recuperados, número de ovócitos viáveis e porcentagem de ovócitos recuperados. Os resultados mostraram que o número de folículos das éguas na fase acíclica foi maior (p<0,005), independente do tratamento com ou sem dispositivo de P4, porém, apesar do maior número de folículos observado, o diâmetro dos folículos foi menor (P<0,005) a partir da 3º avaliação. A porcentagem de ovócitos recuperados na fase acíclica foi maior (p<0,005) para as éguas que receberam o dispositivo de P4. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de dispositivos intravaginais de P4 em éguas SRD acíclicas, aumentou o número de folículos, contudo o diâmetro foi menor, evidenciando que o dispositivo de P4 conteve o crescimento dos folículos. Este fato traz vantagens para a técnica de aspiração folicular, pois facilita sua execução. Este benefício é evidenciado pelos resultados de maior porcentagem de ovócitos recuperados na faseacíclica. Assim, essa biotécnica pode contribuir com a geração de mais produtos, atendendo a demanda do agronegócio do cavalo e as premissas do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: dinâmica folicular
dispositivo de progesterona
reprodução de equinos
biotecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: FANHANI, Gabriela Genta. Aspiração folicular em éguas: uma biotécnica sustentável. 2021. 46 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12324
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA GENTA FANHANI.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR480.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.