Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12323
Tipo: Dissertação
Título: Uso de quitosana como alternativa para o tratamento de efluente da produção de biodiesel
Autor(es): SANTOS, Fabiana Maestá dos
Primeiro Orientador: VELHO, Luiz Felipe Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
Resumo: A produção e o uso de fontes alternativas e renováveis de energia são primordiais para a busca do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a utilização do biodiesel é bastante indicada por ser considerada uma fonte de energia alternativa e renovável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e no combate às mudanças climáticas e escassez de recursos naturais. Entretanto, sua produção requer quantidades consideráveis de água, principalmente para purificação das matérias primas e do produto final. Após o uso, a água se torna um efluente industrial com diversas características e alto potencial poluidor, não podendo ser despejado sem o devido tratamento, tornando-se relevante a identificação de tecnologias sustentáveis mais eficientes para o tratamento desse efluente industrial. Assim, este estudo avaliou a eficiência do uso de quitosana no processo de tratamento de efluente industrial de uma unidade produtora de Biodiesel, localizada no sul do Brasil, em comparação com o tratamento convencional de coagulação/floculação por meio de testes em escala laboratorial. Os resultados mostraram que o tratamento convencional apresentou melhor eficiência na análise dos parâmetros de cor e turbidez. Por outro lado, os resultados obtidos com a quitosana mostraram que este biopolímero tem potencial para remover poluentes, principalmente ao se analisar os parâmetros COD, BOD e O&G, possivelmente devido à sua capacidade de adsorção, devido aos grupos funcionais disponíveis, conferindo afinidade por poluentes orgânicos e inorgânicos. Os resultados também sugerem que menores concentrações de quitosana com menor tempo de reação foram mais eficazes. Por fim, embora a quitosana em pó seja a única com disponibilidade efetiva no mercado, novas pesquisas, com o uso de quitosana, com formas estruturais modificadas para elevar suas propriedades adsorventes, devem ser realizadas visando uma maior efetividade no tratamento de efluente da produção de biodiesel.
Palavras-chave: Adsorção
biocombustível
biopolímero
efluente de biodiesel
remoção de poluentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: SANTOS, Fabiana Maestá dos. Uso de quitosana como alternativa para o tratamento de efluente da produção de biodiesel. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12323
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA MAESTÁ DOS SANTOS.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.