Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12320
Tipo: Dissertação
Título: Microrganismos do solo como indicadores da eficiência de corretivos agrícolas
Autor(es): LUSTRI, Bárbara Maria
Primeiro Orientador: GASPAROTTO, Francielli
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
Resumo: A técnica de calagem é utilizada para modificar e equilibrar o potencial hidrogeniônico (pH) dos solos, podendo influenciar na microbiota destes. Os microrganismos agem como um indicador biológico, importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e por sua participação em diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Desta forma, objetivou-se avaliar os microrganismos do solo como indicadores da eficiência de corretivos agrícolas ao longo do tempo. Para isso, foi coletada a camada superficial de um solo arenoso e um argiloso, e por meio de análise químico obtido à necessidade de calagem, sendo estabelecidos os seguintes tratatamentos: T1 – Testemunha (solo sem correção); T2 - Calcário Calcítico convencional (42% CaO e 2% MgO); T3 - Produto A - 48% de óxido de cálcio + 34,3% de cálcio + 1% de óxido de magnésio + 0,6% de magnésio; T4 - Produto B - 48% de óxido de cálcio + 34,3% de cálcio + 1% de óxido de magnésio + 0,6% de magnésio + bactérias Lactobacillus + leveduras Saccharomyces. As amostras para análise microbiológica foram coletadas antes da aplicação dos tratamentos e aos 30, 60 e 90 dias após aplicação. Foram pesados 10 g de solo a cada 5 cm de profundidade e estes diluídos em série a 10-4, de onde foi retirada uma alíquota de 0,1 mL e disposta sob o meio agar batata dextrose (BDA). A aplicação dos corretivos de solo proporcionou variação do pH do solo na camada de 0 a 5 cm durante o período avaliado, com valor máximo aos 30 dias após a aplicação, tanto para o solo arenoso quanto para o solo argiloso. Ocorreram alterações tanto na população de bactérias quanto de fungos presentes nas amostras do solo argiloso, em todas as profundidades e tratamentos avaliados; já em solo arenoso não houve diferença significativa. O tratamento com o produto B apresentou acréscimo diferencial na microbiota, possivelmente devido à existência de cepas bacterianas neste, o que pode favorecer a sustentabilidade dos sistemas agroambientais de produção.
Palavras-chave: Acidez do solo
Calcário
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: LUSTRI, Bárbara Maria. Microrganismos do solo como indicadores da eficiência de corretivos agrícolas. 2021. 41 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12320
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA MARIA LUSTRI.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR981.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.