Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12312
Tipo: Dissertação
Título: Expressão do estro associado ou não ao GnRH nos programas de transferência de embriões em tempo fixo
Autor(es): MESSIAS, Dyorgenes Mathaus Perosso
Primeiro Orientador: CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ANDREAZZI, Márcia Aparecida
Resumo: A crescente evolução da pecuária no Brasil posiciona o país como o maior rebanho bovino comercial do mundo e segundo maior produtor, exportador e consumidor de carne bovina. Por isso, pesquisadores desta cadeia produtiva vêm buscando tecnologias para aprimorar o manejo, sanidade, nutrição e reprodução, buscando aumentar à produção e ao mesmo tempo tornar a agropecuária mais sustentável na ótica econômica e ambiental. No setor reprodutivo, as biotécnicas da reprodução permitem aumentar a eficiência e a produtividade dos rebanhos, sendo a TETF um dos meios para alcançar estes objetivos, pois permite a replicação intensa de genética superior. Pesquisas devem ser conduzidas, almejando melhorar ainda mais a eficiência desta técnica, como é o caso da aplicação de GnRH para melhorar o aproveitamento das receptoras no protocolo de sincronização. Desta forma, o objetivo desta pequisa foi avaliar o efeito da aplicação de GnRH no protocolo de sincronização de receptoras bovinas, com ou sem manifestação de cio, sobre o diâmetro do corpo lúteo e sobre a taxa de gestação. Foram utilizadas 400 receptoras da raça Nelore, distribuídas em um esquema fatorial 2x2, considerando a marca do bastão marcador de cio (intacta ou ausente) e a aplicação GnRH (com ou sem aplicação). Todas as receptoras foram submetidas ao protocolo de sincronização de cio, e no dia 10, tiveram os ovários avaliados e foram analisadas quanto à expressão do cio, de acordo com a marca do bastão na base da cauda e divididas em 2 subgrupos: com e sem aplicação de GnRH. No Dia 18, todas as receptoras tiveram novamente seus ovários avaliados por US e foram inovuladas com embriões derivados de FIV, da raça Wagyu e, no Dia 41, foi realizado o diagnóstico de gestação. Conclui-se que o GnRh não apresentou diferença, em receptoras da raça Nelore, quanto ao diâmetro do CL, taxa de aproveitamento e taxa de concepção, mas observou-se melhor aproveitamento das receptoras que apresentaram o estro, em relação as que não apresentaram. Sugere-se que mais trabalhos sejam conduzidos para avaliar o emprego de biotécnicas da reprodução modificadas, a fim de contribuir com a sustentabilidade econômica e ambiental da cadeia produtiva de gado de corte.
Palavras-chave: Bastão marcador
Biotecnologias da reprodução
Hormônio liberador de gonadotrofina
TETF
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: MESSIAS, Dyorgenes Mathaus Perosso. Expressão do estro associado ou não ao GnRH nos programas de transferência de embriões em tempo fixo. 2020. 50 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12312
Data do documento: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DYORGENES MATHAUS PEROSSO MESSIAS.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.