Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Tecnologias Limpas - PPGTL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12311
Tipo: Dissertação
Título: Compósito magnético de areia, ferrita de manganês e grafeno para degradação fotocatalítica de azul de metileno em meio aquoso
Autor(es): LUCIANO, Andressa Jenifer Rubio
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Natália Ueda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LIZAMA, Maria de Los Angeles Perez
Resumo: Os nanomateriais magnéticos à base de ferro são considerados catalisadores promissores para várias reações catalíticas e podem ser recuperados convenientemente por um campo magnético externo. Fotocatalisadores altamente eficientes na decomposição do azul de metileno (AZ) e facilmente separáveis com resposta à luz visível, foram sintetizados utilizando nanopartículas de MnFe2O4 suportados em areia e grafeno (AMG), resultando em um fotocatalisador magneticamente separável e reciclável. AMG foi preparada por uma metodologia solvotérmica usando areia comercial, óxido de grafeno (OG) e íons metálicos (Fe3+ e Mn2+) como materiais de precursores. O fotocatalisador foi caracterizado por microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia eletrônica de transmissão (MET), difração de raios-x (DRX), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e análise de potencial zeta. Os resultados indicaram que o grafeno, em forma de nanofolhas foi incorporado com sucesso na superfície da areia, e microesferas de MnFe2O4 com tamanho uniforme com cerca de 200 nm, foram depositadas de forma dispersa com sucesso nas nanofolhas de grafeno e superfície da areia. A atividade de degradação fotocatalítica do AZ sob irradiação por luz visível foi avaliada em diferentes condições de reação, concentração de H2O2, dosagem de catalisador e pH. O uso do compósito AMG como fotocatalisador heterogêneo obteve uma degradação de 100% por irradiação de luz visível de solução de AZ 10 mg L-1 a pH natural (pH 7,65) na presença de 5 mL de H2O2 por 180 min de contato. Nas experiências de fotodegradação cíclica, o desempenho da AMG manteve-se estável e praticamente inalterado no que diz respeito à sua eficiência após cinco ensaios. Assim, esta investigação forneceu uma estratégia promissora para a concepção de fotocatalisadores eficientes e magneticamente recicláveis para descontaminação de águas residuais contendo corantes sob luz visível.
Palavras-chave: Corantes
Nanocompósitos
Reciclagem magnética
Tratamento de água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: LUCIANO, Andressa Jenifer Rubio. Compósito magnético de areia, ferrita de manganês e grafeno para degradação fotocatalítica de azul de metileno em meio aquoso. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Limpas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12311
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tecnologias Limpas - PPGTL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA JENIFER RUBIO LUCIANO.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR2.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.