EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1229
Tipo: Artigo
Título: CONHECENDO O SISTEMA SOLAR: UM JOGO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Autor(es): PEREIRA, Ricardo Francisco
BATISTA, Michel Corci
Abstract: Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas, o que destacamos é a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que o uso de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula e também fora dela, porque eles apresentam grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ao abordarem os conteúdos dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente diferenciado, nosso objetivo foi a produção do jogo de cartas chamado “Conhecendo o Sistema Solar” que aborda as características principais da estrutura do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem e a análise de seu potencial como gerador de interesse e também como um recurso de apoio aos professores. Aplicamos o jogo com um grupo de alunos da disciplina de Metodologia em Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá no ano de 2017 e coletamos suas respectivas opiniões por meio de um relatório comentando a experiência. Por meio da análise desses relatórios, foi possível concluir que o jogo conseguiu alcançar os seus objetivos e que o próprio modelo do jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento de vários outros jogos.
Palavras-chave: Jogos
Astronomia
Recurso didático
Lúdico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1229
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79435.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)408.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.