Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Ciências Jurídicas - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12202
Tipo: Dissertação
Título: Superendividamento e direito à proteção do idoso: reabilitação econômica para a salvaguarda de direitos da personalidade da terceira idade
Autor(es): DURANTE, Michelli Gomes
Primeiro Orientador: OTERO, Cleber Sanfelici
Resumo: Uma das preocupações do Estado é concretizar a dignidade humana. A vulneração das pessoas representa a situação na qual alguém não consegue fruir dos direitos fundamentais. É necessário que o Estado se preocupe com as populações e indivíduos vulneráveis, inclusive, com os idosos em situação de superendividamento, situação que representa um problema gravíssimo, que pode até mesmo comprometer a economia nacional. O objetivo da pesquisa é tratar dos mecanismos estatais de proteção dos direitos da personalidade do idoso superendividado, no âmbito de sua hipervulnerabilidade consumerista. Trata-se de tema relevante, social e juridicamente. Como objetivos específicos, busca tratar dos direitos da personalidade do idoso e sua proteção jurídica, estudar o conceito de consumidor hipervulnerável, trabalhar o conceito de superendividamento no direito do consumidor e tratar do papel do Estado na proteção dos direitos do idoso superendividado. A título de problemática, tem-se a seguinte questão: há mecanismos estatais voltados à proteção dos direitos da personalidade do idoso hipervulnerável em decorrência do superendividamento? Quanto ao método, a abordagem será exploratória, utilizando-se como método primário o dedutivo. Serão utilizados os procedimentos bibliográfico e documental. A pesquisa se enquadra na Área de Concentração do Programa de Pós-graduação em Direto do UniCesumar, denominada Direitos da Personalidade, na linha de pesquisa os direitos da personalidade e o seu alcance na contemporaneidade e no projeto de pesquisa Responsabilidade civil e estruturação jurídica de proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade. Concluiu-se que a situação econômica do idoso no atual contexto prejudica seus direitos da personalidade, bem como que a pessoa idosa se enquadra no conceito de consumidor hipervulnerável, sendo prejudicado pelo superendividamento de maneira ainda mais grave, de forma que o Estado deve criar e aprimorar os instrumentos jurídicos para proteção econômica.
Palavras-chave: Direitos da Personalidade
Idoso Superendividado
Hipervulnerabilidade Consumerista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: DURANTE, Michelli Gomes. Superendividamento e direito à proteção do idoso: reabilitação econômica para a salvaguarda de direitos da personalidade da terceira idade. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12202
Data do documento: 8-Fev-2021
Aparece nas coleções:Ciências Jurídicas - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELLI GOMES DURANTE.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR924.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.