EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1220
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
Autor(es): BARCZSZ, Silvio Silvestre
SERRA, Elpídio
Abstract: Este trabalho tem como objetivo caracterizar a cadeia agroindustrial do milho no município de Sapezal, estado de Matogrosso. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem predominantemente qualitativa, exploratória e descritiva. Teve como uma das principais fontes de levantamento de dados, a revisão bibliográfica. Este estudo buscou aprofundar o conhecimento sobre o processo de ocupação do espaço da cultura do milho, bem como a relações socioeconômicas geradas por esse processo, além de compreender a dinâmica que está ocorrendo na cadeia agroindustrial do milho na região. Dados preliminares da pesquisa indicam que do ponto de vista econômico, a integração das usinas de cana-de-açúcar com a cadeia do milho, é uma alternativa viável para agregar valor ao milho produzido dentro do estado. Do ponto de vista ambiental, houve um pequeno aumento no desmatamento, nas duas regiões estudadas e do ponto de vista social, a agregação de valor no milho dentro do estado pode aumentar arrecadação com impostos e que esse aumento pode melhorar os investimentos em saúde, educação e segurança.
Palavras-chave: Energia
Etanol
Milho
Sistema Agroindustrial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1220
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80400.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)475.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.