Campus Maringá - Sede Dissertações e Teses - Maringá Ciências Jurídicas - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12197
Tipo: Dissertação
Título: Os direitos da personalidade dos fumantes e a responsabilidade civil objetiva das empresas da indústria do tabaco
Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1222842411845248
https://orcid.org/0000-0002-8152-4492
Autor(es): FERREIRA, Nilson Alves
Primeiro Orientador: OTERO, Cleber Sanfelici
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de destacar os Direitos da Personalidade dos fumantes e a responsabilidade objetiva das empresas da indústria do tabaco. Apesar do tabaco ter contribuído para o processo de industrialização e elevado o crescimento econômico de muitos países, o hábito de fumar causa muitos males à saúde e à integridade física e psíquica, de maneira que será apresentado um contraponto com os direitos da personalidade, fundados em princípios fundamentais que tutelam a vida e a dignidade humana e apontam para a necessidade de atuação do Estado quanto ao seu papel diante da responsabilidade da indústria tabaqueira. É apresentado um breve histórico acerca da utilização do tabaco e de como este afeta a saúde do fumante, causando danos aos seus consumidores, sejam eles ativos ou passivos. Diante da descoberta acerca dos malefícios do tabaco, as empresas e os Estados tiveram que tomar medidas de precaução. O Brasil, por exemplo começou a criar medidas contra o tabaco após a Constituição de 1988 e por meio do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil. A responsabilidade objetiva prevista tanto no Código de Defesa do Consumidor como no Código Civil tem por finalidade proteger o consumidor e responsabilizar o fornecedor por danos sofridos. Tal fato fez com que o Estado repensasse e passasse a tomar medidas educativas e de combate ao tabagismo, para conscientizar mais as pessoas sobre os males desse vício, principalmente à saúde, já que o tabagista é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, presente nos produtos à base de tabaco, que são responsáveis pela maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo geral de analisar os conceitos dos Direitos da Personalidade dos fumantes e a responsabilidade objetiva das empresas da indústria do tabaco. O estudo utilizou uma revisão bibliográfica, como base em fundamentação teórica para relacionar o pensamento e o conceito de vários autores e de diferentes fontes como, material já publicado, livros, artigos, periódicos, notícias na internet etc. ligadas ao tema destacado.
Palavras-chave: Código Civil
Código de Defesa do Consumidor
Estado
Responsabilidade Objetiva
Tabaco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: FERREIRA, Nilson Alves. Os direitos da personalidade dos fumantes e a responsabilidade civil objetiva das empresas da indústria do tabaco. 2022. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12197
Data do documento: 8-Fev-2022
Aparece nas coleções:Ciências Jurídicas - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NILSON ALVES FERREIRA.pdfDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR2.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.