EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1214
Tipo: Artigo
Título: FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS E MINERAL: PRODUTIVIDADE E TEORES DE NUTRIENTES EM SOJA
Autor(es): CONEGLIAN, Carolina Fedrigo
COSTA, Eunápio José Oliveira
INOUE, Tadeu Takeyoshi
BATISTA, Marcelo Augusto
Abstract: Fertilizantes organominerais são resultado da mistura de fertilizantes minerais com fertilizantes orgânicos. A presença de material orgânico pode auxiliar no melhor aproveitamento do fósforo, podendo proporcionar maior eficiência da adubação. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo comparar a produtividade, massa de mil grãos, teores foliares e nos grãos da soja submetida a doses de fertilizantes organominerais e mineral. O estudo foi realizado em Latossolo Vermelho Eutroférrico, safra 2014/15. Os fertilizantes organominerais (OM) e o mineral foram divididos em tratamentos com dose regular (DR) com 60 kg ha-1 de P2O5 e dois terços da dose regular (DT) com 40 kg ha-1 de P2O5 aplicados no sulco de semeadura. Utilizou-se a cultivar de soja (Glycine max L.) Vmax RR, com delineamento em blocos ao acaso e quatro repetições. Para avaliar a produtividade e a massa de mil grãos foi colhido a área útil de 8,1 m2, realizada a pesagem dos grãos, correção para 13% de umidade e conversão em kg ha-1. Nas amostras de folhas e grãos foi feita digestão sulfúrica e nitroperclórica para posterior determinação de nutrientes. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F (p > 0,10) e suas médias comparadas em nível de 10% de probabilidade pelo teste de Scott-Knott, utilizando-se o programa estatístico SISVAR. Não foram observadas diferenças estatísticas para nenhuma variável estudada para os tratamentos realizados no primeiro ano de cultivo. A produtividade variou de 3207,18 kg ha-1 para testemunha a 3752,70 kg ha-1 para OM F DT.
Palavras-chave: Eficiência agronômica
Fósforo
Nutrição mineral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1214
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80297.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.