Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12135| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Comunicação alternativa como estratégia de promoção da saúde de criança com transtorno do espectro autista |
| Autor(es): | MARTINI, Cátia Michele dos Santos |
| Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
| Segundo Orientador: | GARCIA |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | GARCIA, Lucas França |
| Resumo: | O comprometimento da comunicação é um traço comum em crianças com transtorno do espectro autista. Dentre outras características, a falta de comunicação verbal e não verbal e de interação social compromete os desenvolvimentos cognitivo e social das crianças, pois o convívio com outras pessoas estimula o aprendizado. Assim, promover uma comunicação que seja funcional para as pessoas do espectro autista é um desafio devido às características do transtorno. Por isso, o treino comportamental Applied Behavior Analysis fornece a base para a implementação do Picture Exchange Communication System, que utiliza a troca de figura como meio de comunicação funcional não verbal. O treinamento promove a comunicação com treino comportamental, ampliando as habilidades cognitivas e sociais suficientes para desenvolver a criatividade, autonomia e igualdade sociocultural. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado com participante com transtorno do espectro autista, o qual recebeu treinamento PECS, tendo sido a sua evolução, em termos de desenvolvimento da comunicação alternativa não verbal, avaliada. Para tanto, foram realizadas análises do prontuário da participante, bem como entrevistas com os pais no início do treinamento e no momento atual para avaliar a evolução com o Picture Exchange Communication System. A participante demonstrou facilidade de adaptação às fases iniciais do Picture Exchange Communication System, alcançando rápida evolução nas fases I e II. Na fase III, mesmo não tendo como requisito a vocalização, a participante apresentou balbucio de palavras, logrando, na fase IV, a vocalização de palavras monossílabas e a construção de pequenas frases com a prancha de comunicação. O desenvolvimento da comunicação alternativa, com a comunicação por troca de figuras, e o estabelecimento de uma comunicação vocal da participante explicitam a possibilidade de uma vida com algum grau de liberdade para crianças e adultos com transtorno do espectro autista. Por fim, cabe destacar que promover o bem-estar social é também promover a saúde dessas pessoas. |
| Palavras-chave: | transtorno do espectro autista promoção da saúde Applied Behavior Analysis Picture Exchange Communication System |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | MARTINI, Cátia Michele dos Santos. Comunicação alternativa como estratégia de promoção da saúde de criança com transtorno do espectro autista. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12135 |
| Data do documento: | 26-Mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | Promoção da Saúde - PPGPS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CÁTIA MICHELE DOS SANTOS MARTINI.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 1.32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

