EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1211
Tipo: Artigo
Título: FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
Autor(es): COPPO, Jéssica Caroline
BRONHOLI, Diego
FRIEDRICH, Jussara Carla Conti
FOIS, Diego Fatecha
NOZAKI, Márcia de Holanda
ALVES NETO, Alfredo
Abstract: Os inoculantes na cultura da soja atuam no auxílio da obtenção do nitrogênio do solo com diferentes bactérias, pelo processo chamado de fixação biológica do nitrogênio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta a adubação nitrogenada, e inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio em soja. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo estes: 1 - Testemunha, 2 - Adubação nitrogenada com 200 kg ha-1 de nitrogênio parcelados (1/2 na semeadura e 1/2em cobertura), 3 - Inoculação com Bradyrhizobium na semeadura, na concentração de 5X10? UFC g-¹, 4 - inoculação com Azospirillum brasilense na semeadura, na concentração de 2,0x10? células mL-¹, e 5 - co-inoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum brasilense na semeadura. A inoculação foi realizada no mesmo dia da semeadura. Avaliou-se o número e massa seca dos nódulos, altura das plantas, número de vagens por planta, massa de 1000 grãos e a produtividade final em kg ha-1. A adubação nitrogenada não apresentou incrementos de rendimento e componentes de produtividade. A inoculação com Bradyrhizobium Japonicun e a co-inoculação apresentaram maior número de nódulos e produtividade. Os resultados obtidos permitem concluir que a inoculação via sementes com inoculantes, apresenta a opção adequada para reduzir a demanda por adubação nitrogenada.
Palavras-chave: Inoculação
Bradyrhizobium japonicum
Fixação biológica de nitrogênio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1211
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79960.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)207.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.