EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1200
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL GLICÊMICO E BIOQUÍMICO DE RATOS DIABÉTICOS SUPLEMENTADOS COM ISOLADO PROTEICO DO SORO DO LEITE FORTIFICADO COM FRAÇÃO DE ESTÉVIA
Autor(es): ZORZENON, Maria Rosa Trentin
PADILHA, Maria Eduarda Perina
JANSEN, Cler
COSTA, Cecília Edna Mareze da
COSTA, Sílvio Cláudio da
FERNANDES, Paula Gimenez Milani
Abstract: Folhas de Stevia rebaudiana foram submetidas a extração com metanol e fracionamento com hexano, clorofórmio, acetato de etila e isobutanol. A fração de acetato de etila (FAE) apresentou como principais constituintes compostos fenólicos e flavonoides (53%) os quais conferiram alta capacidade antioxidante. Esta fração foi utilizada para fortificar o isolado proteico (IPS) que foi obtido a partir do soro do leite por processos de separação por membranas e atingiu uma concentração proteica de 89%. O IPS fortificado com 0,2% de FAE foi administrado por gavagem esofágica em ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina, na dose de 100 mg/kg p.c/dia pelo período de 35 dias e, desta forma, o objetivo deste projeto foi avaliar parâmetros bioquímicos e fisiológicos destes animais após a suplementação. Os resultados demonstraram que a fração foi efetiva em promover melhor o controle metabólico dos animais diabéticos e ainda aumentou os efeitos hipogliglicemiantes e redução na taxa de frutosamina do IPS, apresentando a FAE potencial para ser usada como fortalecedor da atividade antioxidante e antidiabética de alimentos ou suplementos.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Stevia rebaudiana
Isolado proteico do soro do leite
Glicemia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1200
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79790.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)365.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.