EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1197
Tipo: Artigo
Título: ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
Autor(es): Angelotti, Priscila
Garozi, Renato
Gabriel, Lorrant Cavanha
Ribeiro, Rosana Miranda de Castro
Zampar, Éder Junior de Oliveira
Tessmann, Dauri José
Abstract: A mancha em rede, causada pelo fungo Drechslera teres, e a mancha marrom, causada por Bipolaris sorokiniana, são doenças importantes da cultura da cevada. Visando o desenvolvimento de protocolos de esporulação desses fungos in vitro, o objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes meios de cultura na produção de conídios desses fungos. Foram avaliados os seguintes meios de cultura: suco V8-ágar, trigo para quibe-ágar, batata-dextrose-ágar (BDA) e trigo para quibe-ágar suplementados com batata e dextrose. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com três repetições. A quantificação dos esporos nas placas de petri foi realizada com a câmara de Neubauer, após 14 dias de incubação a ±23°C no regime de luz de 12 horas. Após cinco dias de crescimento as placas foram submetidas ao estresse por meio da raspagem. Bipolaris sorokiniana esporulou em todos os meios de cultura, no entanto a produção de esporos foi significativamente maior no meio BDA. Já em relação à D. teres, verificou-se que esse fungo esporulou apenas nos meios BDA e V8-ágar, porém com menor intensidade do que B. sorokiniana. Esses resultados contribuem para o estabelecimento de protocolos de produção de inóculo in vitro para esses fungos.
Palavras-chave: Cevada
Drechslera teres
Bipolaris sorokiniana
Esporulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1197
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80335.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.