EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1193
Tipo: Artigo
Título: ATRIBUTOS ABIÓTICOS DO SOLO E SUA RELAÇÃO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES ASSOCIADOS A GRAMÍNEAS
Autor(es): KRZYZANSKI, Heloisa de Cesaro
CARRENHO, Rosilaine
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre os atributos abióticos do solo e os fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Para tal, amostras de solo foram coletadas nas camadas superficiais para determinação de granulometria, atributos químicos do solo e número de esporos. Raízes de gramíneas invasoras foram coletadas para avaliação da colonização micorrízica. Uma segunda amostragem foi realizada para mensurar a resistência do solo à penetração, macroporosidade, microporosidade, porosidade total e densidade do solo. Os FMA mostraram pouco relacionados com os atributos físicos do solo. Houve correlação positiva entre colonização total e a resistência do solo à penetração na profundidade de 0,10 m, e entre porcentagem de colonização de arbúsculos e teor de potássio. A colonização e a esporulação dos FMA não foram afetadas pelos atributos abióticos do solo, pois poucos foram os valores críticos encontrados para estes atributos.
Palavras-chave: Colonização radical
Número de esporos
Física do solo
Química do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1193
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80054.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)184.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.