EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1188
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE IMUNOHISTOQUÍMICA DO PÂNCREAS DE ANIMAIS DIABÉTICOS SUPLEMENTADOS COM WHEY PROTEIN ISOLADO FORTIFICADO COM FRAÇÃO DE STEVIA REBAUDIANA
Autor(es): ZORZENON, Maria Rosa Trentin
LIMA, Yago Carvalho
JANSEN, Cler
PADILHA, Maria Eduarda Perina
COSTA, Cecília Edna Mareze da
FERNANDES, Paula Gimenez Milani
Abstract: O Diabetes mellitus é caracterizado pela alta concentração de glicose sanguínea causada pela falha na produção ou ação da insulina secretada pelas células β-pacreáticas. O Whey protein tem sido usado como um suplemento na alimentação de diabéticos, apresentando benefícios no metabolismo desses portadores. Stevia rebaudiana é fonte de compostos com potencial antioxidante e insulinotrópico e, a partir de suas folhas foi obtida uma com fração com acetato de etila, rica em fenólicos e flavonoides, que foi adicionada ao Whey protein isolado (0,2 mg/100 g). Esse suplemento foi utilizado no tratamento de animais diabéticos induzidos por streptozotocina (100 mg/kg de p.c/ dia, durante 35 dias). Quatro grupos diabéticos foram estabelecidos: diabético controle (DC), diabético tratado com Whey (DW), diabético tratado com a fração de Stevia (DS) e diabético tratado com Whey adicionado da fração Stevia (DWS). Um grupo não diabético (ND) e não suplementado também foi estabelecido. Semanalmente foram avaliadas as glicemias de jejum e no estado alimentado, e ao final do tratamento, após a eutanásia dos animais o pâncreas foi submetido a análise de imunohistoquímica para avaliar a secreção de insulina por imunomarcação com anticorpo anti-insulina primário (mouse) e contracoloração com hematoxilina. Os resultados mostraram que os grupos DS e DW apresentaram redução nas taxas glicêmicas e aumento na secreção de insulina. Além disso, o grupo DWS exibiu melhores resultados nesses parâmetros, o que mostra que a fração de Stevia fortificou e proporcionou melhora nas propriedades metabólicas do Whey e, portanto, tem potencial para ser usada como aditivo.
Palavras-chave: Whey protein
Stevia rebaudiana
Imunohistoquímica do pâncreas
Diabetes mellitus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1188
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79791.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)371.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.