EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1183
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE INCIDÊNCIA DE FUNGOS ASPERGILLUS SPP. EM AMENDOINS SEM CASCA DA FEIRA DO PRODUTOR DE MARINGÁ/PR
Autor(es): GÓIS, Mariana Marcela
LUIZ, Amanda dos Santos
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar a incidência de fungos Aspergillus spp. em amendoins sem casca comercializados na feira do produtor de Maringá/PR. Serão coletadas 8 amostras de diferentes amendoins comercializadas pelos produtores da feira. Estas amostras serão inoculadas em meio de cultura PDA, e após 7 dias de cultivo, as colônias fúngicas serão utilizadas para extração de DNA. Os produtos da extração serão quantificados e o marcador molecular de identificação, será amplificado por PCR. Os produtos de amplificação serão clivados com a enzima BglII, e os fragmentos gerados serão conduzidos à corrida em eletroforese para separação. Os fragmentos serão analisados para identificação das espécies de fungos contaminantes. Desta forma, é esperado que a aplicação da técnica de PCR e eletroforese identifique de maneira precisa os fungos que colonizam os amendoins comercializados, para que se possa contribuir com a redução de problemas relacionados a intoxicação alimentar por toxinas fúngicas. Espera-se também que os resultados possam colaborar com a melhora nas técnicas de controle de qualidade dos alimentos, principalmente o amendoim, que é mais afetado pelos fungos que produzem as aflatoxinas, que são carcinogênicas aos humanos.
Palavras-chave: Aflatoxinas
Carcinogênese
Identificação Molecular
Intoxicação Alimentar
Micotoxinas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1183
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79914.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)190.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.