01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11804
Tipo: Dissertação
Título: O ambiente educacional de internato e suas relações com a promoção do bem-estar psicológico de professores e estudantes
Autor(es): Queiroz, Evelyn Brito Duarte De
Primeiro Orientador: Oliveira, Leonardo Pestillo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Macuch, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Leonardo Pestillo de
metadata.dc.contributor.referee2: Macuch, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Garcia, Lucas França
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, Afonso Antonio
Resumo: Existe um vínculo de grande importância entre a saúde e educação, sendo a escola, o cenário para essa parceria, tendo como um dos principais focos a Promoção da Saúde na Escola. A fase escolar é um momento único, durante esse período acontece a potencialização das capacidades afetivas, cognitivas e sociais do indivíduo. Escola e família unem forças na busca da socialização da criança, e o professor, atua como modelo e mediador de experiências sociais, as quais acontecem no ambiente educacional, sendo esse ambiente, agente de significativa influência no processo de ensino aprendizagem. Quando olhamos para o ambiente educacional de internato, podemos notar que existe uma esfera bastante ampla, pois nessa configuração, o estudante reside no ambiente em que estuda, assim, a influência torna-se ainda maior. Compreendendo essa realidade, o presente estudo tem como objetivo conhecer e investigar a influência do ambiente educacional de internato para a promoção do bem-estar psicológico de professores e estudantes. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, transversal, prospectiva, de abordagem mista, a realizar-se com 27 professores e 129 estudantes da educação básica de uma instituição de internato do Sul do Brasil. Para o procedimento de coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos, um Questionário Sociodemográfico (QS), com a finalidade de identificar os participantes da pesquisa, em seguida foi aplicada a Escala de Bem Estar Psicológico (EBEP) com o objetivo de conhecer o nível de bem-estar psicológico, por fim, os participantes da pesquisa participaram de um Grupo Focal (GF), com objetivo de identificar percepções e sentimentos dos participantes em relação ao tema da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma relação significativa entre o ambiente educacional de internato e a promoção do bem-estar psicológico de professores e estudantes. Tivemos a participação de todos os professores convidados e de 106 (82,2 %) estudantes. Os professores relatam no grupo focal sobre a importância do espaço educacional de internato para a promoção da autonomia, do relacionamento interpessoal e o propósito de vida de seus alunos. Os estudantes evidenciam a importância dessa experiência para seu crescimento pessoal, sua autonomia e auto aceitação, 84 estudantes (79,3%) apresentam um alto nível de bem-estar psicológico, no entanto, 22 estudantes (20,7%) apresentam fragilidades. A totalidade dos resultados será discutida ao longo da presente dissertação
Abstract: There is a link of great importance between health and education, and the school is the setting for this partnership, having as one of the main focuses the Health Promotion in the School. The school phase is a unique moment, during this period the capacity of the affective capacities, cognitive and social aspects of the individual. School and family join forces in the search for the socialization of the child, and the teacher, acts as a model and mediator of social experiences, which take place in the educational environment, this environment is an agent of significant influence in the learning teaching process. When we look at the educational environment of boarding school, we can notice that there is a fairly broad sphere, because in this configuration, the student resides in the environment in which he studies, thus, the influence becomes even greater. Understanding this reality, the present study aims to know and investigate the influence of the educational environment of boarding school for the promotion of psychological well-being of teachers and students. This is an applied, cross-sectional, prospective, mixed-approach study with 27 teachers and 129 basic education students of a boarding school in southern Brazil. For the data collection procedure, the following instruments will be used sociodemographic questionnaire (QS), with the purpose of identifying the participants of the research, then the Psychological Well-Being Scale (EBEP) will be applied in order to know the level of psychological well-being, finally, the research participants will be part of a Focal Group (GF), which will allow the identification of the perceptions and feelings of the participants in relation to the theme of the research. The results of the research reveal that there is a significant relationship between the educational environment of boarding school and promoting the psychological well-being of teachers and students. We had the participation of all invited teachers and one hundred six students (82.2 %). Teachers report in the focus group on the importance of the educational space of boarding school for the promotion of autonomy, interpersonal relationships and the life purpose of their students. Students highlight the importance of this experience for their personal growth, autonomy and self-acceptance, eighty four students (79.3%) have a high level of psychological well-being, however, twenty two students (20.7%) have weaknesses. The totality of the results will be discussed throughout this dissertation.
Palavras-chave: professor
adolescente
promoção da saúde
saúde mental
bem-estar psicológico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11804
Data do documento: 25-Mar-2025
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVELYN BRITO DUARTE DE QUEIROZ.pdfDissertação submetida ao Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da UNICESUMAR.2.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.