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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11801
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estado nutricional, autopercepção de saúde de docentes do ensino básico e estratégias de promoção da saúde no ambiente escolar pelo olhar do professor |
Autor(es): | Kaplun, Cibelli Aparecida |
Primeiro Orientador: | Bennemann, Rose Mari |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Branco, Bráulio Henrique Magnani |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bennemann, Rose Mari |
metadata.dc.contributor.referee2: | Macuch, Regiane da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Manochio, Marina Garcia |
Resumo: | O estudo das relações entre o processo de trabalho docente e o possível adoecimento físico e mental dos professores, constituem um desafio e uma necessidade para o entendimento do processo saúde-doença do trabalhador. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar a relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores da rede pública do ensino e identificar estratégias para a promoção da saúde do professor no ambiente escolar, sob a perspectiva do docente. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, descritiva, transversal, com coleta de dados primários e amostragem probabilística. A amostra foi composta por 100 professores, com idade ≥ 21 a < 60 anos, de ambos os sexos, que atuam em centros municipais de educação infantil e escolas municipais em um município, na região norte do PR/Brasil. Para avaliação do estado nutricional e obesidade abdominal, foi utilizado o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura (CC), respectivamente. A autopercepção de saúde foi determinada por meio do questionário Medical Outcomes Short-Form Health Survey (SF-36). Para uma análise mais detalhada sobre a percepção de saúde mental foi aplicado o Beck Depression Inventory – BDI. Os professores foram entrevistados individualmente e as estratégias de intervenção para promoção da saúde foram relatadas por meio de sugestões de ações, segundo a percepção docente e respondidas no questionário geral estruturado. Verificou se que 60% dos professores estão acima do peso e 66% apresentam obesidade abdominal. O domínio de SF – 36 que apresentou menor escore foi vitalidade (65,55), seguido de estado geral de saúde (70,02), os domínios com maiores escores foram capacidade funcional (83,00) e aspectos sociais (78,50). Com relação a pontuação da escala BDI mais de três quartos dos professores não possui sintomas depressivos. O estado nutricional se correlacionou significativamente com a pontuação das dimensões de capacidade funcional, estado geral de saúde, aspectos sociais, limitações por aspectos emocionais e saúde mental, ou seja, quanto mais positivos esses componentes, melhor também é o estado nutricional. As estratégias para promoção da saúde sob a perspectiva do docente, foram relacionadas principalmente a diminuição da carga de trabalho, acompanhamento de uma equipe multidisciplinar na escola em parceria com o poder público e organizações externas, além de implantação de políticas públicas com estratégias voltadas a saúde mental do professor. Pode-se constatar que os educadores de um modo geral necessitam de estratégias e programas voltados para a promoção da saúde no local de trabalho, principalmente, no que diz respeito a melhoria do estado nutricional e saúde mental, sendo de fundamental importância, que sejam criadas mais discussões sobre essa temática, as quais devem evoluir para a operacionalização de programas que possibilitem o aumento das condições de saúde e qualidade de vida, dos professores. |
Abstract: | The study of the relations between the teaching work process and the possible physical and mental illness of the teachers is a challenge and a necessity for understanding the health-illness process of the worker. In this sense, the study aimed to analyze the relationship between nutritional status and the self-perception of health of public-school teachers and to identify strategies for promoting teacher health in the school environment, from the perspective of the teacher. This is an applied, descriptive, cross-sectional study, with collection of primary data and probabilistic sampling. The sample consisted of 100 teachers, aged ≥ 21 to <60 years, of both sexes, who work in municipal centers for early childhood education and municipal schools in a municipality, in the northern region of PR/Brazil. To assess nutritional status and abdominal obesity, the body mass index (BMI) and waist circumference (WC) were used, respectively. Self-perceived health was determined using the MedicalOutcomes Short-Form Health Survey (SF-36) questionnaire. For a more detailed analysis on the perception of mental health, the Beck Depression Inventory – BDI was applied. Teachers were interviewed individually and intervention strategies for health promotion were reported through suggested actions, according to the teachers' perception and answered in thegeneral structured questionnaire. It was found that 60% of teachers are overweight and 66% have abdominal obesity. The SF - 36 domain that had the lowest score was vitality (65.55), followed by general health status (70.02), the domains with the highest scores were functional capacity (83.00) and social aspects (78.50). Regarding the score on the BDI scale, more than three quarters of teachers do not have depressive symptoms. Thenutritional status was significantly correlated with the score of the dimensions of functional capacity, general health status, social aspects, limitations due to emotional aspects and mental health, that is, the more positive these components are, better the nutritional status is either. The strategies for health promotion from the perspective of the teacher, were mainly related to the reduction of the workload, monitoring of a multidisciplinary team at the school in partnership with the government andexternal organizations, in addition to the implementation of public policies with strategies aimed at health teacher's mental health. It can be seen that educators in general need strategies and programs aimed at promoting health in the workplace, especially with regard to improving nutritional status and mental health, being of fundamental importance, that more discussions on this theme be created, which should evolve towards the operationalization of programs that make it possible to increase teachers' health and quality of life conditions. |
Palavras-chave: | saúde promoção da saúde professor educação estado nutricional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
metadata.dc.publisher.program: | Promoção da Saúde (Mestrado) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11801 |
Data do documento: | 25-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PROMOÇÃO DA SAÚDE |
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