EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1179
Tipo: Artigo
Título: EFICIÊNCIA DO DSSAT CERES-MAIZE NA SIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HÍBRIDOS DE MILHO EM TANGARÁ DA SERRA - MT
Autor(es): BARBIERI, João Danilo
DALLACORT, Rivanildo
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
SOUZA, Ana Claudia Sossai
MIOTO, Liliane Scabora
FENNER, William
Abstract: Grandes perdas de produtividade na cultura do milho são causadas pela relação entre a planta e o ambiente físico em que ela se encontra, com ênfase para a disponibilidade hídrica, no qual modelos computacionais são utilizados como alternativa para estimar a produtividade. Neste contexto, foi desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Tangará da Serra, um experimento com os híbridos de milho Agroceres AG 7088, Agroeste AS 1555, e Dekalb DKB 390 sob sistema de irrigação por aspersão. Para simulação foi aplicado o modelo CERES-Maize do Sistema de Suporte à Decisão para Transferência de Agrotecnologia (DSSAT) versão 4.6.1.0. Os coeficientes para verificação foram a Raiz do Erro Quadrado Médio (RMSE) e o Índice de Concordância (d), onde RMSE apresentou valores elevados para IAF e valores próximos a unidade foram econtrados para o índice (d), fazendo referência aos valores simulados e observados. Para a variável massa seca valores para RMSE variam de 20 a 30% e acima de 0,96 para o índice de concordância. O híbrido AG7088 apresentou a maior diferença de produtividade, fato contrário ocorreu com o híbrido AS1555. Assim tem-se que os dados de simulação são semelhantes aos dados observados, podendo então simular épocas de semeadura para esses híbridos buscando maior probabilidade de rendimento.
Palavras-chave: épocas de semeadura
produtividade
coeficientes
simulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1179
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79754.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)283.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.