EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1178
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE FUNGOS AGARICALES EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NA ZONA URBANA DE MARINGÁ-PR
Autor(es): BOSSO, Janaína
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: Os fungos têm o importante papel de decompositores de matéria orgânica em diferentes substratos como solo, húmus e madeira. Também são importantes na alimentação, sendo uma fonte nutricional rica em aminoácidos, proteínas, fibras e minerais e ao mesmo tempo possui baixo teor de lipídeos e calorias. A Ordem Agaricales, também conhecida como cogumelos e chapéus de sapo, possui cerca de 300 gêneros e cerca de 5.000 espécies conhecidas em todo mundo por serem utilizados como antitumorais, antibiótico, antimicrobiano, hipotensivo e coadjuvantes ao tratamento de neoplasias malignas pelo seu alto valor nutricional. Como metodologia, a coleta seguiu o percurso de trilhas existentes dentro da mata e nos locais comuns de passeio. Como critério, os espécimes coletados para identificação, foram necessários apresentar um número superior a cinco basidiomas por agregação. Ainda no campo foram registradas fotos dos espécimes, e coletadas informações sobre o substrato de crescimento e outras informações pertinentes que podem ser perdidas durante o transporte. Os espécimes coletados foram condicionados em saco de papel ou frascos separados para evitar contaminação cruzada de esporos e evitar danos ao basidioma. Este estudo realizou a identificação molecular destes fungos que estão presentes em um fragmento de Floresta Atlântica, localizado na região urbana da cidade de Maringá-PR e, através da bioinformática, foram confirmadas as espécies já identificadas. Além da identificação e registro das novas espécies nas bases de dados online GenBank, MycoBank e IndexFungorum, foram realizados o alinhamento das sequencias e análise filogenética através dos programas BLAST e MEGA de classificação filogenética para auxiliar futuros estudos.
Palavras-chave: Basidioma
cogumelos
filogenética
micobiota
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1178
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79958.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)724.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.