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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11776
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | SAÚDE MENTAL DOS ACADÊMICOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Autor(es): | Dias, Marylya Dayany Morais Medeiros Machado, Vitor de Oliveira Ryal, Joed Jacinto Yamaguchi, Mirian Ueda Milani, Rute Grossi |
Resumo: | A graduação no ensino superior, para muitos brasileiros, traduz a esperança de ascensão social, de trabalho justo e de melhor qualidade de vida. No entanto, muitos são os imbróglios encontrados durante a jornada universitária, sejam acadêmicos, financeiros ou relacionais, esses problemas são agravados, especialmente, quando há situação de vulnerabilidade social, sendo esse um dos principais motivos da evasão universitária e de disfunções da saúde mental. É notório que a saúde mental é um centro que rege a qualidade das funções humanas, por isso, compreender os aspectos que interferem no seu funcionamento é fundamental para a manutenção e reparo da homeostasia. Diante disso, no contexto acadêmico, percebe se uma forte tendência de as pessoas recorrerem ao Ensino A Distância (EAD) numa tentativa de concluir o curso de graduação com menor desgaste pessoal. Atualmente, o sistema educacional brasileiro passa por um fenômeno de mudança de um ensino, antes, presencial para a modalidade a distância. Embora a expansão do EAD seja uma realidade no Brasil, por representar uma transição entre modelos, o perfil, os hábitos de vida, os métodos de autocuidado e os processos de estudo dos acadêmicos ainda são pouco conhecidos e necessitam ser aprofundados para melhor atendê-los e verificar o reflexo desses aspectos na saúde mental. Objetivo: Identificar a autopercepção dos acadêmicos do EAD sobre saúde mental, a partir de uma revisão sistemática e da aplicação de um questionário exploratório, destacando as particularidades apontadas por esse público. Metodologia: Este estudo foi organizado em duas etapas. A primeira delas foi uma revisão sistemática revista por pares, na qual as diretrizes PRISMA (Reportagem Relativa para Revisão Sistemática e Protocolos de Meta-Análise) foram adotadas para a eliminação de possíveis vieses. A princípio, a revisão sistemática foi registrada na plataforma PROSPERO para evitar duplicação de pesquisas. As buscas aconteceram nos bancos de dados PubMed, Web Of Sicence, Portal de Periódicos CAPES, LILACS e BIREME todos os artigos originais que abordassem aspectos sobre a saúde mental dos acadêmicos do ensino a distância publicados em português e inglês, usando os seguintes descritores: “Saúde mental”, “Conhecimento, Atitudes e Práticas”, “Educação a distância”, “Mental health”, “Knowledge, Attitudes and Practices” e “Distance education”. A próxima seleção foi feita a partir do título e do resumo dos artigos pré-selecionados, excluindo se os artigos duplicados. Todos os estudos potencialmente relevantes foram obtidos na íntegra e avaliados para elegibilidade segundo critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão utilizados com os artigos foram: 1) ser artigo original; 2) ter como público-alvo acadêmicos de graduação e do EAD; 3) relacionar o ensino a distância com a qualidade de saúde mental. As exclusões dos artigos foram baseadas na presença de textos incompletos ou secundários; problemas de saúde mental não relacionados com a educação a distância ou que estivessem relacionados a pandemia do Covid-19; e pesquisas realizadas com estudantes menores de 18 anos. A qualidade metodológica dos artigos foi avaliada observando o tamanho da amostra estudada, dados de base e generalizações, a partir da elaboração de um resumo crítico que sintetizasse as informações relevantes presentes nos artigos selecionados. A segunda etapa deste estudo consiste na submissão Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seguindo as normais e diretrizes da Resolução CNS 466/2012, com questões sociodemográficas, como sexo, idade, cor da pele, estado civil, renda, curso superior que está cursando, estado de residência e, utilizando a Escala Likert, perguntas gerais e específicas de autoavaliação da saúde mental. Após a aprovação do CEP, o questionário será aplicado aos acadêmicos do EAD. A tabulação e a análise dos dados serão feitas em seguida da aplicação dos formulários, a partir dos resultados encontrados com o questionário em comparação com as evidências presentes na literatura. Resultados Esperados: Espera-se, com este estudo, que os conhecimentos acerca da saúde mental dos acadêmicos da educação a distância, bem como sobre a autopercepção desses estudantes sejam amplificados e cheguem aos atores sociais capazes de modificar realidades desfavoráveis e atenuar sofrimentos. Uma análise precisa sobre os conhecimentos, atitudes e práticas relativos à saúde mental detidos por tais estudantes permitirá elaborar estratégias de prevenção e cuidado às mazelas muitas vezes não vistas ou ditas, mas sempre sentidas. Além disso, tal estudo deve individualizar o tratamento sobre o referido tema na modalidade EAD, uma vez que, pode estimular e orientar mudanças estruturais no modelo educacional, na relação aluno-instituição e, principalmente, no autocuidado dos indivíduos, a partir da criação de políticas públicas e institucionais mais assertivas para a promoção da saúde mental dos acadêmicos da educação a distância. |
Palavras-chave: | Saúde Mental Promoção da Saúde Ensino Superior Educação a Distância |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11776 |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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905149.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 152.1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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