EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1176
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE ESPÉCIES DE CICHLA (PERCIFORMES: CICHLIDAE) INTRODUZIDAS NO RESERVATÓRIO DE JUTURNAÍBA E RIO SÃO JOÃO PELO MARCADOR MOLECULAR DLX2
Autor(es): SILVA, Isabela Gonçalves da
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
ALVES, Nathália Diamante
PETRY, Ana Cristina
CATELANI, Paula Araújo
PELICICE, Fernando Mayer
Abstract: Consideráveis mudanças nas comunidades naturais de ecossistemas de água doce têm ocorrido em função da introdução de espécies exóticas de peixes, como é o caso do gênero Cichla, originário da bacia amazônica e que têm obtido sucesso na colonização de reservatórios artificiais de diversas bacias hidrográficas brasileiras. No reservatório de Juturnaíba, formado pelo represamento do rio São João, estado do Rio de Janeiro, tucunarés foram introduzidos por pescadores amadores na década de 1990. Atualmente, além de exemplares coletados no reservatório, espécimes são capturados no trecho estuarino do rio, a jusante de Juturnaíba. Principalmente em função de variação morfológica e no padrão de coloração, a identificação taxonômica dos espécimes é difícil de ser realizada. Estudos moleculares têm demonstrado que as populações de tucunaré do reservatório pertencem a Cichla kelberi, enquanto que no rio São João estão presentes as espécies Cichla kelberi e Cichla monoculus. Eventos de hibridização têm sido relatados em outras populações introduzidas de Cichla. Dessa forma, o objetivo desse trabalho será obter polimorfismos moleculares úteis para a discriminação dos espécimes de Cichla introduzidos no rio São João e reservatório de Juturnaíba e identificação de possíveis híbridos na região. O DNA dos espécimes foi extraído a partir de amostras de tecido muscular e o marcador dlx2 foi amplificado via PCR. A região amplificada será sequenciada. A identificação e caracterização das espécies de Cichla são decisivas para o manejo e monitoramento de espécies piscívoras, auxiliando na implementação de políticas corretas de manejo para essa espécie exótica.
Palavras-chave: Hibridização
Introdução de espécies
Tucunaré
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1176
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79848.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)233.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.