EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1175
Tipo: Artigo
Título: GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DA PLANTA DANINHA Ipomoea grandifolia NA PRESENÇA DA FRAÇÃO ACETATO DE ETILA DA ESPÉCIE GMP29
Autor(es): FIORUCCI, Letycia Lopes Ricardo
MANTOVANELLI, Gislaine Cristiane
MORENO, Beatriz Pereira
OLIVEIRA JUNIOR, Rubem Silvério de
ISHII-IWAMOTO, Emy Luiza
BALDOQUI, Debora Cristina
Abstract: O uso de espécies forrageiras no campo tem mostrado uma significativa redução de plantas daninhas, levando a um menor gasto com uso de herbicidas e a consequente minimização dos impactos ambientais, além de que a palhada seca sobre o solo melhora as características físicas, químicas e biológicas do mesmo. A presença de invasoras leva a perdas significativas nas culturas de interesse econômico. Estudos revelam que as substâncias (aleloquímicos) liberadas pela cobertura morta, agem estimulando ou inibindo a germinação e o crescimento de espécies invasoras. Dessa forma, a identificação da natureza química dos compostos ativos presentes nessas plantas fornece subsídios para obtenção de possíveis herbicidas naturais. Todavia, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar o efeito da fração acetato de etila da palhada codificada por GMP29 sobre a germinação e crescimento da planta daninha Ipomoea grandifolia, popularmente conhecida como corda-de-viola, uma invasora altamente prejudicial às culturas anuais. A espécie GMP29 foi plantada na Fazenda Experimental de Iguatemi da Universidade Estadual de Maringá, após coletada, seca e triturada foi realizada a partição líquido-líquido no Laboratório de Química Orgânica e Produtos Naturais da UEM para obtenção das frações e a avaliação do potencial alelopático foi conduzida no Laboratório de Oxidações Biológicas também da UEM.
Palavras-chave: Herbicida
aleloquímicos
palhada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1175
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79709.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)222.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.