EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1174
Tipo: Artigo
Título: FAUNA PARASITÁRIA DE Hypostomus ancistroides (LORICARIIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
Autor(es): CARVALHO, Valéria
MENDES, Gislaine
CAGNI, Gilsemara dos Santos
TAKEMOTO, Ricardo Massato
LIZAMA, Maria de Los Angeles Perez
Abstract: Ecossistemas aquáticos tropicais são um dos ambientes mais vulneráveis da Terra, enfrentando crescentes pressões advindas das atividades antropogênicas cada vez mais significativas, que resultam em poluição e degradação ambiental. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, através da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo será realizado no rio Pirapó, que abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km². Será utilizado como objeto de estudo peixes das espécies Hypostomus ancistroides, conhecido popularmente como cascudo. Os espécimes serão coletados ao longo da bacia do rio Pirapó que passa pelo município de Maringá, desde a nascente até a cidade de Santa Fé, utilizando-se de redes de espera simples de diferentes malhagens, redes de arrasto e equipamentos de pesca como linha e iscas com esforços padronizados, com a periodicidade trimestral. Após serem coletados, esses peixes serão encaminhados ao laboratório, onde serão realizadas análises morfológicas a fim de identificar possíveis alterações nessas espécies, procurando-se identificar o nível de contaminação no local, por meio de análises físico-químicas da água a fim de tornar possível o monitoramento da contaminação por agrotóxicos no local.
Palavras-chave: Peixes
bioindicadores
parasitas
defensivos agrícolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1174
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80417.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)269.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.