Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11733
Tipo: | Artigo |
Título: | A inserção de crianças com transtorno do espectro autista (tea) no contexto escolar, familiar e social |
Autor(es): | Partyka, Julia Munhos |
Primeiro Orientador: | Bolsoni, Ludmila Lopes Maciel |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo geral investigar a inserção da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, família e sociedade. Os objetivos específicos foram indagar sobre a relação da criança autista com os professores e colegas de classe, perguntar a respeito da relação da criança autista com a família e cuidadores e questionar sobre o relacionamento da criança autista com a sociedade em geral. A metodologia incluiu um questionário para pais ou cuidadores em relação à percepção deles para com as crianças autistas quanto às dificuldades comunicativas. Os principais resultados obtidos foram sobre a sociedade possuir poucas informações de como se relacionar socialmente com um indivíduo autista, além de que as pessoas muitas vezes estranham ou evitam as crianças com TEA. |
Abstract: | The general objective of this article was to investigate the integration of the child with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in school, family and society. The specific objectives were to inquire about the autistic child's relationship with teachers and classmates, to ask about the relationship of the autistic child with family and caregivers, and to inquire about the relationship of the autistic child with society in general. The methodology included a questionnaire for parents or caregivers regarding their perception towards autistic children about communication difficulties. The main results obtained were that society has little information on how to socially relate to an autistic individual, besides that people often find children with ASD strange or avoid them. |
Palavras-chave: | inclusão social do autista autismo no ambiente familiar autismo no ambiente escolar. dificuldade comunicativa do autista |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | Partyka, Julia Munhos. A inserção de crianças com transtorno do espectro autista (tea) no contexto escolar, familiar e social. 23f. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11733 |
Data do documento: | 17-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | MEDICINA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIA MUNHOS PARTYKA_.pdf | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR. | 381.9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.