01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11733
Tipo: Artigo
Título: A inserção de crianças com transtorno do espectro autista (tea) no contexto escolar, familiar e social
Autor(es): Partyka, Julia Munhos
Primeiro Orientador: Bolsoni, Ludmila Lopes Maciel
Resumo: Este artigo teve como objetivo geral investigar a inserção da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, família e sociedade. Os objetivos específicos foram indagar sobre a relação da criança autista com os professores e colegas de classe, perguntar a respeito da relação da criança autista com a família e cuidadores e questionar sobre o relacionamento da criança autista com a sociedade em geral. A metodologia incluiu um questionário para pais ou cuidadores em relação à percepção deles para com as crianças autistas quanto às dificuldades comunicativas. Os principais resultados obtidos foram sobre a sociedade possuir poucas informações de como se relacionar socialmente com um indivíduo autista, além de que as pessoas muitas vezes estranham ou evitam as crianças com TEA.
Abstract: The general objective of this article was to investigate the integration of the child with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in school, family and society. The specific objectives were to inquire about the autistic child's relationship with teachers and classmates, to ask about the relationship of the autistic child with family and caregivers, and to inquire about the relationship of the autistic child with society in general. The methodology included a questionnaire for parents or caregivers regarding their perception towards autistic children about communication difficulties. The main results obtained were that society has little information on how to socially relate to an autistic individual, besides that people often find children with ASD strange or avoid them.
Palavras-chave: inclusão social do autista
autismo no ambiente familiar
autismo no ambiente escolar.
dificuldade comunicativa do autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Partyka, Julia Munhos. A inserção de crianças com transtorno do espectro autista (tea) no contexto escolar, familiar e social. 23f. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11733
Data do documento: 17-Mar-2025
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIA MUNHOS PARTYKA_.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UNICESUMAR.381.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.