EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1172
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DO COLÁGENO E VASCULARIZAÇÃO NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS TRATADAS COM KT®
Autor(es): DELANORA, Leonardo Alan
WUNDERLICH, Ana Luiza Machado
GUIDI, Ana
LEITE-MELLO, Eneri
Abstract: A pele é um órgão que está em constante adaptação a estímulos físicos e há evidências de que tensões mecânicas podem alterar sua arquitetura e sua dinâmica. Considerando-se que a bandagem Kinesio Taping ® (KT®) é um tipo de tensão mecânica e que ainda não há evidências histológicas de suas ações no processo de cicatrização, o presente estudo teve como objetivo avaliar seus efeitos sobre as fibras de colágeno e vascularização do tecido cicatricial. O procedimento metodológico envolveu a confecção e sutura de ferida incisional de 5cm de comprimento no dorso epilado de animais da linhagem Wistar. Decorridos dez dias, bandagem de KT® foi aplicada em diferentes níveis de tensão - 0, 20, 40, 60, 80 e 100% - por um período de seis horas. Em seguida, o fragmento da pele correspondente à cicatriz foi coletado e submetido a procedimentos histológicos. Os resultados revelaram redução significativa da área cicatricial em tecidos submetidos a tensões de KT® maiores que 40%, predomínio de fibras colágenas tipo III e redução de fibras de colágeno tipo I, além do aumento significativo na densidade vascular de tecidos cicatriciais submetidos a tensão de 80%. Esses achados nos levam a concluir que a bandagem KT® foi capaz de provocar alterações no tecido cicatricial e pode influenciar no processo de cicatrização da pele.
Palavras-chave: Cicatrização
Força de tensão
Colágeno
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1172
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80411.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)182.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.