EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: PRODUÇÃO DE JOGO GEOGRÁFICO: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(es): Moretti, Jaqueline Rodrigues Franco
De Oliveira, Tais Pires
Resumo: A utilização de jogos no ensino tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos, principalmente em disciplinas como Matemática, Química e o Geografia. Os jogos trazem o aprendizado de uma forma lúdica e prazerosa, mesmo quando a criança não gosta da disciplina, ela consegue adquirir conhecimentos a partir dos jogos pedagógicos. O jogo cria um ambiente dinâmico, viabilizando que os alunos mudem seus hábitos, assumindo atitudes e desempenhando um papel ativo sobre seu aprendizado. Mas é importante destacar que não é o uso do jogo pelo jogo que contribui para o ensino significativo, e sim o conteúdo e a forma geográfica do material que possibilitam aos alunos avançarem na construção do conhecimento geográfico. A forma e o conteúdo do jogo que devem expressar toda a sua geograficidade. Diante disso, é fundamental que o processo de construção e utilização de jogos no ensino de Geografia se paute na construção do raciocínio geográfico. Com base nisso, a pergunta que guiará as reflexões dessa pesquisa é: Como utilizar jogo geográfico em sala de aula para aumentar o interesse estudantil e tornar o aprendizado significativo por parte dos alunos? Para tanto essa pesquisa objetivará elaborar um jogo geográfico como recurso didático para o ensino de Geografia e avaliar suas potencialidades para produção do raciocínio geográfico pelos alunos da Educação Básica, mais especificamente, Ensino Fundamental - anos finais. Uma vez que a utilização de diferentes linguagens é importante para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de modo geral e, mais especificamente, do ensino de Geografia, considerando as suas preocupações particulares. Essas variadas linguagens podem contribuir para que os alunos compreendam criticamente as transformações do espaço geográfico, fazendo leituras, comparações, relações e análises de informações. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é elaborar um jogo geográfico como recurso didático para o ensino de Geografia e avaliar suas potencialidades para produção do raciocínio geográfico pelos alunos da Educação Básica. Metodologia: Para atingir o objetivo proposto a opção metodológica adotada centra-se numa abordagem qualitativa (Gil, 2008), do tipo experimental, para que apoiado em referências teóricos e no encaminhamento teórico-metodológico proposto por Oliveira (2022), se construa um jogo geográfico. Desse modo, o desenvolvimento do jogo geográfico tomará como referencial metodológico o encaminhamento teórico metodológico proposto por Oliveira (2022), que consiste em 9 etapas para a produção do material. Após a construção o material será implementado em sala de aula para que haja avaliação e validação da eficácia do jogo. Os dados coletados durante a implementação serão analisados, visando produzir um jogo geográfico eficaz como recurso educacional. Haverá implementação em sala de aula para que haja avaliação e validação da eficácia do jogo desenvolvido e, para finalizar a pesquisa, os dados coletados em sala de aula serão analisados seguindo a metodologia de análise de conteúdo de acordo com Bardin (1977). Resultados Esperados: Como salienta Kishimoto (1994, p. 37) “A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico [...].”. Desse modo, o jogo pode estimular no aluno as interações sociais e participativas, permitindo que este se expresse emocionalmente e realize descobertas pessoais e educacionais. Considerando as potencialidades desses recursos os jogos podem ser empregados no ensino de Geografia como um caminho de didatização dos conteúdos geográficos. Pois, são capazes de contribuir para a articulação da teoria e da prática no desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Uma vez que, como apontam Castellar e Vilhena (2011, p. 44), “os jogos auxiliam a aprender a pensar e a pensar sobre o espaço em que se vive.” eles contribuem assim para a construção de habilidades geográficas. Nesse contexto, com a realização dessa pesquisa, espera se atingir o desenvolvimento de um jogo geográfico eficaz como recurso educacional próprio para implementação em sala de aula, promovendo o desenvolvimento das temáticas geográficos abordadas no material. Espera-se também que os resultados das avaliações indiquem uma melhora no desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos que participarem das atividades com o jogo, refletindo uma melhor compreensão dos conceitos e fenômenos geográficos. Por fim, além dos benefícios diretos para o ensino e aprendizagem de Geografia, deseja-se que os resultados do projeto contribuam para a pesquisa no campo da Educação Geográfica, fornecendo insights sobre o uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Jogo
Recurso Didático
Educação Geográfica
Didática da Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11718
Data do documento: 26-Fev-2025
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