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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11711
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | PREVALÊNCIA DE TDAH ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA NA CIDADE DE MARINGÁ |
Autor(es): | Ferreira, Gabrielle Quiozini Dator, Lorena Martins Soares, Lilian Capelari |
Resumo: | o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurocomportamental, sendo o transtorno mais comum entre crianças e adolescentes. O diagnóstico ocorre com maior frequência na infância, mas há casos em que é feito tardiamente, havendo impacto significativo na vida do indivíduo na fase adulta, principalmente no âmbito acadêmico. Em relação à fisiopatologia, a teoria científica atual evidencia que há disfunção da neurotransmissão dopaminérgica em áreas como a região frontal, subcorticais e límbica cerebral, encontrando-se essas alteradas em estudos neurobiológicos. Tais áreas são responsáveis pela regulação da atenção, controle inibitório e modulação do comportamento motor. Quanto ao quadro clínico, é caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental, impactando diretamente na rotina do estudante. Diante disso, observa-se que os portadores do transtorno sofrem pela dificuldade no aprendizado e pela invisibilidade da situação em que se encontram, além de não recebem suporte e auxílio necessário dentro da rede de ensino. Ademais, há estudos centrados em intervenções voltadas predominantemente para crianças no contexto escolar, sendo escassos quando trata-se do âmbito acadêmico. Nota-se, então, que não há preparo suficiente para atender os alunos com TDAH, sendo imprescindível o engajamento das Instituições de Ensino e dos docentes em sua aprendizagem. Objetivo: Analisar a prevalência de TDAH entre os estudantes de medicina a partir da coleta de dados que ilustram as consequências do transtorno na vida acadêmica, bem como caracterizar os sintomas e comorbidades. Além disso, propor estratégias que ajudem no processo de aprendizagem e medidas para diminuir o impacto dos sintomas. Metodologia: Será conduzido um estudo transversal, descritivo e exploratório com uma abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada em três instituições de ensino superior de Maringá-PR: UNICESUMAR, UNINGÁ e UEM. No decorrer da pesquisa de campo, os dados serão coletados por meio de um questionário, disponível tanto online quanto em formato impresso. Os participantes serão selecionados aleatoriamente e, de acordo com os critérios de inclusão previamente estabelecidos, serão incorporados à amostra do estudo. O questionário online será enviado por e mail institucional aos alunos de Medicina, enquanto uma versão impressa será utilizada para aqueles sem acesso eletrônico. Ambos os formatos conterão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), informações sobre o estudo e instruções para resposta. A coleta de dados abrangerá tópicos como identificação, período do curso, laudo de TDAH, fase do diagnóstico, desafios enfrentados e impactos na vida acadêmica, além de aspectos relacionados à qualidade do sono e alimentação. A pesquisa será submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar (CEP/CONEP). As informações fornecidas pelos entrevistados serão verificadas de acordo com os critérios de inclusão e o consentimento estabelecido para a pesquisa, a partir da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), garantindo a proteção das informações pessoais dos participantes. A finalidade do questionário é investigar a prevalência do diagnóstico de TDAH entre os estudantes de medicina do noroeste do Paraná e a ocorrência de sintomas que impactam em sua vida acadêmica, que uma vez contornados, poderão auxiliar no enfrentamento do problema. A participação dos indivíduos será totalmente voluntária e sem qualquer custo. Resultados Esperados: O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de dados relevantes sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto acadêmico, com a intenção de conferir maior visibilidade e importância a essa condição. Através dessa análise, busca-se não apenas disseminar informações sobre o transtorno, mas também elucidar suas implicações específicas no ambiente educacional e os impactos que ele pode ter no desempenho acadêmico dos estudantes afetados. Reconhecendo a complexidade e os desafios enfrentados por indivíduos com TDAH em sua trajetória acadêmica, este estudo propõe a formulação de intervenções e estratégias eficazes que possam aprimorar sua experiência de aprendizagem. A proposta abrange a identificação de práticas pedagógicas adaptativas, a oferta de suporte psicológico e a promoção de um ambiente educacional inclusivo e acolhedor. Além disso, pretende-se sensibilizar educadores e instituições sobre a importância de um olhar atento às necessidades desses alunos, contribuindo para sua retenção e sucesso acadêmico. |
Palavras-chave: | Síndrome hipercinética Alunos Saúde mental Saúde pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11711 |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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907079.pdf | Trabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024) | 70.87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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