EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1171
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DESCRITIVO DAS CAUSAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL NOS ALUNOS DE ZERO A CINCO ANOS DE IDADE DA APAE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): PÉRICO, Arthur Arenas
DELAMUTA, Ana Carolina Fogare
TORRESAN, Clarissa
MORAES, Ana Maria Silveira Machado de
Abstract: A deficiência mental (DM) caracteriza-se pelo prejuízo de habilidades mentais e adaptativas, resultando em funcionamento intelectual significativamente abaixo da média geral dos indivíduos normais, com limitações em áreas importantes para o convívio em sociedade, como a comunicação e o autocontrole. Uma das principais preocupações na atualidade é a identificação precoce da incapacidade e sua etiologia, de modo a iniciar o manejo precoce, a fim de promover melhora na qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores, assegurando sua integração social e escolar. Portanto, o objetivo desse projeto é investigar a proporção de casos de DM diagnosticados e não diagnosticados entre os alunos matriculados na APAE de Maringá. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, que será desenvolvido na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) da cidade de Maringá/PR. Os dados serão coletados por acadêmicos do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Cesumar - Unicesumar e registrados em formulário único padronizado. Inicialmente será feita análise descritiva com tabelas de frequências e cálculo de medidas de tendência central e de dispersão para variáveis quantitativas. Para variáveis categóricas será realizado o cálculo percentual e para testar as hipóteses do estudo serão aplicados a análise de associação de t student e o teste do X2. Espera-se que a análise detalhada das causas de DM dessa população possa contribuir para o meio científico e social, no intuito de auxiliar o entendimento das causas e das dificuldades de diagnósticos e, assim, buscar meios de solução dos problemas levantados.
Palavras-chave: Déficit Mental
Diagnóstico Etiológico
Genética Médica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1171
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80017.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.