EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
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Tipo: Artigo de Evento
Título: O PAPEL DO PSICÓLOGO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A PRÁTICA EDUCACIONAL E OS CONHECIMENTOS DO PSICÓLOGO ESCOLAR
Autor(es): Azevedo, Amanda Costa
Forno, Letícia Fleig Dal
Resumo: A atuação do profissional de psicologia dentro das escolas ainda está em busca de consolidação, ressaltando-se heranças desenvolvimentistas, clínicas e organizacionais em suas práticas. Tendo em vista esse cenário, os autores Tessaro, Trevisol e D’Auria-Tardeli afirmam que nos últimos anos “houve o ressurgimento das expectativas em relação a atuação do profissional da psicologia na escola”, fazendo se relevante o estudo acerca do papel do psicólogo nos processos educacionais. Indicações acerca da prática profissional em psicologia escolar e educacional carecem de estudos acadêmicos, porém, ao mesmo tempo, é indispensável que o psicólogo desta área tenha clareza das orientações teóricas que permeiam sua atuação. Visto isso, o estudo em vigor visa mapear como os estudantes de psicologia estão correlacionando a atuação do psicólogo escolar e os processos educacionais, com o objetivo de verificar se os estudos feitos por alunos da graduação em psicologia estão alinhados com as indicações publicadas pelo conselho federal de psicologia em 2021 em um documento nomeado de “Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para a regulamentação da Lei 13.935/2019 – versão 2021”.Com base no documento a pesquisa compete a algumas demandas do psicólogo educacional, sendo eles: 1) Avaliar condições sócio-históricas presentes na transmissão e apropriação de conhecimentos; 2) Promover relações colaborativas no âmbito da equipe multiprofissional e entre a escola e a comunidade; 3) Orientar nos casos de dificuldades nos processos de escolarização. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é verificar o perfil de informações e conhecimentos mapeados por acadêmicos de psicologia sobre a função e atuação do psicólogo escolar enquanto participantes de um projeto de extensão da psicologia educacional. Contando com os objetivos específicos: 1) Descrever as funções do psicólogo escolar conforme a literatura e os documentos legais do território brasileiro; 2) Identificar o tipo de produção realizada pelos participantes de um projeto de extensão; 3) Classificar as produções e gerar as categorias de análise; 4) Categorizar e identificar quais informações e conhecimentos foram gerados por meio dos produtos desenvolvidos. Metodologia: A metodologia deste projeto de pesquisa é de natureza aplicada e reporta a um estudo qualitativo, com objetivo descritivo, e referente a um estudo de caso, por se tratar de uma pesquisa que será aplicada, especificamente, com participantes de um projeto de extensão desenvolvido em uma universidade privada do Estado do Paraná. O presente projeto é um recorte de cenário e contexto dos acadêmicos do curso de Psicologia que são participantes de um projeto de extensão voltado a temática da psicologia educacional e que perpassa o contexto da pratica educacional de profissionais da educação atuantes desde a educação infantil até o ensino médio. A partir deste descritivo este projeto de pesquisa visa o uso de observação participante e a verificação do perfil de produtos que serão apresentados pelos participantes do projeto de extensão, para então, verificar se os mesmos cumprem e estão adequados a Lei de atuação do psicólogo escolar. Os dados obtidos neste projeto de pesquisa serão transcritos após aplicação da análise dos produtos, e construção das categorias e pré associação entre folders, banners ou informativos, e irão compor uma base de dados no sistema de Excel, sendo tratados no modelo da análise de conteúdo, por meio de definição de descritores que irão ser as categorias de classificação do que cada produto apresentado em modelo de banner ou informativo apresentou de registro de informação e conhecimento sobre os vínculos de atuação do professor e os conhecimentos do psicólogo escolar no contexto da escola de educação básica. Resultados Esperados: Este projeto de pesquisa visa analisar e compreender a relação entre a atuação do psicólogo escolar, o papel do profissional nos processos educacionais e de escolarização e o estudo dessa temática em um projeto de extensão do curso de graduação em psicologia, visando o alinhamento dessas práticas com a lei de atuação do psicólogo escolar no território nacional. Sendo assim, diante dos primeiros momentos da pesquisa foi possível verificar que as produções realizadas pelos alunos do projeto de extensão buscaram enfatizar a relação entre comunidade e escola, entendendo a comunidade escolar como um grupo formado por professores, gestores, pais, alunos e todos os outros elementos que possam vir a influenciar os processos educacionais e de escolarização. A partir disso é possível observar uma relação de conformidade entre as realizações feitas pelos graduandos e os tópicos escolhidos e analisados do documento de orientação para a legislação que regulamenta a atuação profissional em questão.
Palavras-chave: Psicologia educacional
Processos educacionais
Atuação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11652
Data do documento: 19-Fev-2025
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